Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

29-05-2015

Busque pelas mudanças da sua cidade: crie você mesmo um Projeto de Lei!

Com o objetivo de diminuir a distância entre o poder público e a sociedade, a Rede Nossas Cidades lançou no mês de abril o aplicativo Legislado, que permiti aos cidadãos participarem ativamente do processo de criação de leis de suas cidades. O lema do aplicativo é "Por que esperar pelas mudanças se podemos ir atrás delas?".

Rede Nossas Cidades é uma organização não governamental atuante nas busca por soluções para questões urbanas e mobilização de cidadão ativos e conectados que colaborem para uma cidade melhor. O aplicativo, ainda em fase inicial funciona apenas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, permite que você crie seu próprio PL (Projeto de Lei), assim como editá-lo e assinar.

Aproveite o aplicativo para trabalhar junto aos alunos a importância do engajamento político, da participação direta na produção legislativa e nas mudanças de suas cidades, um passo importante para uma democracia ainda em construção.

Basta pensar nas mudanças importantes para cidade, elaborar o projeto de lei e redigi-lo em um formulário. Não se preocupe se tiver dúvidas em como produzir um projeto, pois o site possui o passo a passo completo de como elaborá-lo e como editá-lo. Nele também explica como apoiar um projeto de outros cidadãos.

A plataforma também esclarece dúvidas de como funciona uma casa legislativa, a função de um vereador, como é eleito, como funciona a câmara de vereadores, como um projeto de lei se transforma em uma lei e, principalmente, como nós cidadãos podemos participar ativamente dos trabalhos legislativos.

 

Por Manoela Bueno