Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

13-05-2015

Vamos falar sobre Trabalho? - Curta na Escola

Iniciamos maio com o Dia do Trabalhador. Esse é o momento propício para refletir sobre trabalho, principalmente quando se está em discussão a regulamentação da terceirização e a regulamentação do trabalho doméstico. Aproveite para falar sobre o Trabalho em uma atividade diferente utilizando curtas-metragens, separamos alguns especiais para esse momento. 

Circuito Interno

O trabalho escravo contemporâneo é realidade em muitos estados brasileiros. Em São Paulo, por exemplo, constantemente sabemos de imigrantes latinos que trabalham em condições precárias e sob diversas ameaças. Conheça a história de Elias, um imigrante boliviano ilegal que trabalha em uma confecção.

>>Veja nossa sugestão de Plano de Aula!

 

10 centavos

Segundo um levantamento feito em Genebra em 2011, mais de 100 milhões de crianças no mundo todo moram e trabalham nas ruas e têm seus direitos negados. O curta-metragem 10 centavos mostra essa triste realidade em um dia na vida de um garoto que mora no subúrbio ferroviário de Salvador e trabalha como guardador de carros no centro histórico.

>>Veja nossa sugestão de Plano de Aula!

 

Viver a vida

O modelo de produção que vivemos após as revoluções industriais exigiu que os trabalhadores procurassem os seus direitos para que seja garantida a dignidade diante do seu exercício. Esse curta-metragem mostra um dia da vida de office boy.   

 » Veja nossa sugestão de Plano de Aula!

 

Choque 

Constantemente ao passarmos pelo centro da cidade nos deparamos com camelôs que vendem desde comida até brinquedos. Esse tipo de atividade faz parte do chamado trabalho informal, desempenhado por uma parte da população e tem diversas causas sociais.

» Veja nossa sugestão de Plano de Aula!

 

Quer usar mais curtas-metragens na sua aula? Acesse o Curta na Escola