Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

24-03-2015

Instituto Paramitas participou do Seminário de Licenciatura em Computação

Nos dias 19 e 20 de março de 2015 o Instituto Paramitas representado pelo coordenador de tecnologia Lucas Thomas e os estagiários Leonardo Soares, Kevin Almeida e Victória Rodrigues participaram da segunda edição do Seminário de Licenciatura em Computação (SELIC), na cidade de Santo Amaro (BA).

O Instituto esteve presente no evento apresentando a plataforma Livros Digital no painel Socialização de Experiências e Projetos. Os representantes do Instituto também participaram do minicurso de Desenvolvimento de Jogos com a ferramenta Construct 2, ministrado pelo estudante Luiz Araújo. Durante o minicurso foi desenvolvido um jogo da memória, onde foi trabalhada a lógica da programação por meio de uma linguagem de blocos de comandos prontos.

A plataforma Livros Digitais foi mostrada durante o evento como ferramenta fácil e gratuita que dá acesso a qualquer pessoas que queira produzir e publicar seu livro. Foi destacado o seu potencial pedagógico para o desenvolvimento de projetos com os alunos que valorizem as atividades dos alunos e os coloquem como protagonistas na produção de conhecimento. 

Foram apresentados dois cases, um do Cieja Parelheiros (SP), e outro da  Escola do Ensino Médio Moisés Bento da Silva, Jati (CE). Saiba mais sobre a produção dessas escolas aqui

Um dos palestrantes do evento, o pós-doutorando em Ciências da Comunicação Nelson de Luca Pretto, defendeu a utilização de softwares livres e ressaltou a extrema importância da utilização da tecnologia pelos professores e alunos para finalidade acadêmica. Também enfatizou a importância do Hacker Espaces para as comunidades acadêmicas, que é um ambiente diferenciado diante dos padrões instrucionais existentes.

A Bahia é a pioneira em Hacker Espaces com o Raul Hacker Club, e vem realizando trabalhos de impactos sociais muito relevantes para as comunidades, tendo como principais objetivos o reaproveitamento do hardaware, inovações em linguagens de programação, além de projetos de diversas áreas.