Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

10-02-2015

Expedição Mutare desembarca no Brasil para sua última consultoria

A Expedição desembarcou no Brasil em dezembro de 2014, depois de mais de um ano levando consultoria para ONGs na América Latina.  Thays Munhoz, idealizadora da expedição,  nos contou um pouco como foi a passagem dela pelo Peru, Bolívia, Chile e Argentina,  últimos países pelos quais ela passou. Agora ela se prepara para dar consultoria para a cooperativa de catadores Yougreen,  no Brasil, último país da rota da Expedição Mutare.  

“Apesar das dificuldades em cruzar todo um continente realizando esse trabalho, todo os desafios foram superados e agora é hora de concluir a última parte dessa trajetória. Estou ansiosa para trabalhar com uma ONG aqui no Brasil e para compartilhar todo o conhecimento adquirido e produzido nesse projeto”, conta Thays Munhoz.

Peru

Seguindo a rota, em agosto, a Expedição Mutare estava no Peru, no projeto Ludoteca Juventud Alameda, o fundado em 2007 pela UNICEF em Pisco, após um terremoto de escala 7,9 que destruiu 80% da cidade. O objetivo do projeto é oferecer um ambiente seguro onde crianças e adolescentes possam aprender, brincar e se desenvolver.

Depois do encerramento das atividades da UNICEF no local, a Ludoteca Juventud Alameda passou a ser parte da ONG Pisco Sin Fronteras, organização gerida por voluntários que trabalhavam  para a reconstrução da cidade de Pisco, e onde a Thays foi voluntária por 1 ano e meio antes de começar a Expedição Mutare. Porém, essa ONG também encerrou suas atividades em Pisco 5 anos e meio depois do terremoto. Desde então, para evitar o fechamento da Ludoteca, importante projeto para as crianças do bairro Alameda, um dos bairros com maior índice de violência da cidade, a Thays vem trabalhando para auxiliar a ludotecária Vitalina Anicama Flores a manter o projeto funcionando.

Durante o trabalho da Expedição Mutare com a Ludoteca Juventud Alameda, a Expedição Mutare se dedicou na busca por fundos para manter o projeto, consultando o governo, empresas locais e parcerias com outras organizações nacionais e internacionais para desenvolver projetos em conjunto com a Ludoteca e aumentar a oferta de serviços oferecidos.

“Foram 3 semanas de árduo trabalho e bons resultados. Algumas empresas se interessaram pela possibilidade de apoiar o projeto financeiramente, obtivemos apoio da igreja católica e estabelecemos parcerias com organizações como o Corpo de Paz americano, para a realização de oficinas de liderança e vocação profissional com os jovens e crianças de Alameda”, comenta Thays.

 

Bolívia

Em setembro, na Bolívia, a organização parceira da Expedição Mutare foi a DECOOPSO – Desarollo de Cooperativas Sociales. A DECOOPSO auxilia na criação de cooperativas sociais de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade. São 8 cooperativas nas áreas de produção de cadeira de rodas personalizadas, panificação e serviços de catering, trabalho artístico em feltro, reciclagem de sementes para artesanato, produção em lã e alpaca, entre outras.

Além de auxiliar as cooperativas,  a organização, recentemente, na sua atuação junto ao governo, conseguiu a aprovação da Nova Lei de Cooperativas que tem como objetivo regular a criação, organização, operação, fiscalização, monitoramento, promoção e proteção.

A Expedição Mutare trabalhou junto aos cooperados na criação de um manual de marketing, para suprir a necessidade que eles têm de mostrar as suas produções e na formação de  rodas de conversa para incentivar a busca pelo mercado.  Também foram criados sites para as cooperativas divulgarem a sua produção.

 

Chile

Já no Chile, a Expedição Mutare esteve com a ONG Are, em Santiago no mês de outubro, que atende às necessidades da população dessa região trabalhando com crianças e jovens em atividades ligadas à liderança e emancipação e com a comunidade para solucionar problemas junto ao poder público.

A Expedição Mutare identificou que havia um déficit no planejamento das atividades relacionado ao grande número de áreas atendidas e as necessidades da população. O trabalho realizado foi a montagem de um plano para os projetos e o estabelecimento das prioridades de atuação. Para melhorar a comunicação da ONG com seu público, a Expedição criou um site e uma página no Facebook.

 

Argentina

Desembarcando na Argentina em novembro, a Expedição Mutare fez um roteiro diferente do que tinha feito nos outros países visitando duas ONGs para saber como era o seu trabalho e como estavam estruturadas. A primeira foi a Associación Conciencia que atua em diversos estados do país, um dos projetos era a atuação junto às escolas para diminuir o bullying entre os alunos, onde eles trabalham em conjunto com pais, coordenadores e professores.

A outra organização foi a B-eco que é uma fusão entre uma ONG e uma empresa social, fundada por Lucas Campodónico. Três projetos são os seus principais braços, o primeiro é La Bio Guia uma comunidade com mais de 8 milhões de seguidores no Facebook que compartilha práticas para o desenvolvimento sustentável e social.

Outro projeto é a Revista Ecomania que difunde os conceitos de consumo responsável e empreendedorismo sustentável. A última parte da organização é a Greenbondi, uma consultoria de estratégia de desenvolvimento de conteúdos vinculados com a sustentabilidade. E, ainda, oferece o conhecimento específico em sustentabilidade para profissionais de comunicação, empresas e governos. 

 

Por Thays Munhoz e Jussara Caetano