Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

27-11-2014

Três novas organizações visitadas pela Expedição Mutare

A Expedição Mutare está entrando na reta final, agora a Thays Munhoz, chegou na Argentina e de lá seguirá para o Brasil. Desde que saiu da Costa Rica a Expedição já passou pelo Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Chile. “É um grande momento. Os aprendizados com todas as organizações parceiras até agora vão se consolidando, e eu posso ver como vou me transformando durante esse processo. Um misto de emoções. Vontade de continuar esse trabalho e também vontade de voltar para casa, descansar e poder digerir melhor todas essas vivências”, conta Thays Munhos, idealizadora da Expedição Mutare.

Movimento Juventude Kunna – Panamá

A Expedição Mutare chegou ao Panamá onde trabalhou com o Movimento Juventude Kuna, um dos grupos indígenas mais organizados do mundo que conquistou três territórios independes dentro do país.

A ideia do Movimento Juventude Kuna é de formar os jovens para entender o mundo globalizado, economia, leis e, assim, se fortalecerem como povo indígena. Existe também um trabalho para reconectar os jovens com os costumes, pois muitos Kunas vão para as cidades estudar ou trabalhar e acabam perdendo as suas tradições.

Nesta organização a Expedição Mutare fez workshops com os jovens para criação de sites de outras instituições que existem dentro do Movimento Kuna. 

 

 

Asociacion Casa Cultural El Chontaduro  – Colômbia

Na Colômbia, a Expedição Mutare esteve com a Asociación Casa Cultural El Chontaduro, a organização fica em uma das cidades mais violentas do país, onde a maioria da população é negra e vem da costa do pacífico para lá, em sua maioria vítimas da violência do conflito entre o governo, a guerrilha e os paramilitares.

Asociación Casa Cultural El Chontaduro usa o acesso a cursos na área artística para trabalhar e discutir temas do cotidiano deles, como política e questões raciais. Os participantes das atividades foram incentivados por Jaime Amparo, especialista em antropologia, a estudarem e desenvolverem conteúdo científico sobre a sua realidade, para isso ele criou um grupo de estudos antropológicos.  

Nessa mesma linha eles organizaram o Fórum sobre a paz e o Fórum Afrourbano para discutir a violência e também a realidade da população negra nas comunidades urbanas. Além disso, há um grupo de mulheres que trata da questão de gênero, o resultado desse trabalho foi a publicação de um livro onde as mulheres puderam contar sobre os desafios que enfrentam em uma sociedade patriarcal e as suas histórias de superação.

Asociación Casa Cultural El Chontaduro tem disponível uma biblioteca que não recebe muitos visitantes, a Expedição Mutare ajudou a criar estratégias para que as pessoas pudessem fazer maior uso do acervo, como atividades que incentivem a leitura.  A Expeição também produziu um vídeo participativo com os jovens da comunidade sobre temas como paz e setores populares.  

 

 

Centro de Turismo Comunitário Sinchi Warmi - Equador

O Centro de Turismo Comunitário Sinchi Warmi é uma cooperativa de mulheres indígenas Kichwa, formado por 12 mulheres e 3 homens, com o objetivo de melhorar a fonte de renda das famílias. O projeto  teve, inicialmente, o financiamento de uma ONG espanhola, mas são as próprias mulheres que constroem tudo e administram a pousada, um restaurante e organizam as atividades turísticas.

A criação dessa cooperativa surgiu a partir do desejo dessas mulheres de criar melhores condições de vida para suas famílias. Os Kichwa vivem na amazônia ecuatoriana, mantendo ainda algumas de suas tradições, mas relativamente inseridos na cultura ocidental. Porém, as comunidades vivem em situação de pobreza, e esse projeto empreendedor nasceu como uma alternativa de renda para as famílias da comunidade, assim como uma oportunidade de compartilhar e fortalecer sua cultura.

A principal dificuldade do Centro de Turismo Comunitário Sinchi Warmi era organizar as tarefas e administração, foi nessa área que a Expedição Mutare atuou. As organizadoras receberam um treinamento na área de empreendedorismo e atenção ao cliente. Outra parte foi encontrar meios para promover a pousada divulgando todos os serviços oferecidos.   

 

  

Em breve você saberá como foi a passagem da Expedição Mutare pelo Peru, Bolívia e Chile.

Por Jussara Caetano