Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

19-11-2014

Cartilha orienta sobre os direitos das pessoas com síndrome de Down

  No início da semana foi lançada a cartilha Escola para Todos, Educação Inclusiva: O que os pais precisam saber?, organizada pelo Movimento Down, iniciativa do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro. A cartilha traz as orientações legais em caso de violação dos direitos das pessoas com síndrome de Down e orienta pais, professores e escolas em relação a postura que devem adotar quando o assunto é acesso à educação.  

  De acordo com o Censo Escolar as matrículas de alunos com necessidades especiais no ensino regular aumentou cerca de 1.000% entre 1998 e 2010. Nesses 12 anos o número de alunos matriculados em escolas regulares ou comuns aumentou de 13% para  69%. O crescimento desse número de matrícula alerta para que escolas e famílias estejam preparadas para receber os alunos com síndrome de Down.

  A cartilha aborda como deve ser a relação entre escola, professor, família e terapeutas, destacando a importância da participação da família e de toda equipe para o desenvolvimento da criança. Nela responsáveis encontram orientações quanto aos procedimentos a serem tomados quando a escola se recusar a aceitar uma criança com deficiência.

  O Movimento Down surgiu com o objetivo de reunir conteúdos e iniciativas que  contribuam para inclusão das pessoas com Down e outros tipos de deficiência em todo espaço da sociedade. No portal Movimento Down é possível conhecer mais dos projetos desenvolvidos pela equipe por meio das publicações sobre temas como educação, saúde, direitos entre outros.

Por Manoela Bueno