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NOTÍCIAS

27-10-2014

Aprendizagens com a experiência de financiamento coletivo da Expedição Mutare

Uma campanha de financiamento coletivo é um grande aprendizado para todos os envolvidos no processo de organização e planejamento. São diversos passos para chegar ao principal objetivo que é arrecadar a quantia necessária para colocar um projeto em prática. E foi exatamente isso que aconteceu com a equipe do Instituto Paramitas envolvida na campanha de financiamento coletivo da Expedição Mutare.

Para quem não se lembra, a campanha foi lançada em agosto e teve a duração de 30 intensos dias, alcançamos 103% da meta estipulada, que era de 8 mil reais. A plataforma escolhida foi a Juntos.com.vc, direcionada para ONGs e projetos sociais e que não faz cobrança de taxas. A consultora pedagógica do Instituto Paramitas Mary Grace Andrioli acredita que a plataforma Juntos.com.vc foi a ideal para as intensões do projeto: “a plataforma contribuiu com orientações e também como meio de divulgação e pagamento. Optamos pela Juntos.com.vc por ser direcionada ao terceiro setor e nosso projeto não tem nenhuma finalidade de lucro, apenas aprendizagem e difusão de conhecimentos”.

Essa foi a primeira campanha de financiamento coletivo que o Instituto Paramitas colocou no ar. Durante o processo foi envolvida toda a equipe, tanto para apoio para tornar a campanha conhecida como na produção de materiais para divulgação e acompanhamento.

Nessa empreitada foram muitas as aprendizagens, para  Thays Munhoz, idealizadora da Expedição Mutare e que já havia feito outra campanha para arrecadar fundos, considera que manter uma rede de relacionamento é uma parte importante para que esse processo dê certo. “Acredito que vi a importância da divulgação constante, com a ajuda de muitas pessoas e através de meios diferentes. Isso não aconteceu na primeira vez e acredito que fez toda a diferença na campanha da Juntos.com.vc”, comenta ela.

Logo no início a escolha do valor a ser arrecado também deve ser bem pensada mesmo que não exista um valor mínimo ou máximo para pedir em doação. Se você pedir um valor alto em doação e oferecer recompensas que exijam investimento e não conseguir alcançar a meta, você terá um prejuízo, pois terá que investir nas recompensas. Por isso, estabelecer um valor palpável de acordo com o tamanho do projeto e sua rede de comunicação é o primeiro passo da campanha.

O plano de comunicação é um importante ponto a ser observado por quem está pensando em iniciar uma campanha de financiamento coletivo. Afinal, é mais fácil tentar obter doações das pessoas que já fazem parte da sua rede e conhecem os seus projetos do que conquistar novos contatos, embora isso também seja possível. Com a ajuda da Juntos.com.vc, o Instituto Paramitas identificou os potenciais doadores, desde parceiros, empresas, presença nas redes sociais, colaboradores e imprensa.

A partir dessa avaliação, planejamos o que seria feito a cada dia da campanha, até mesmo para não ficar algo massivo e cansativo para as pessoas que estão nas redes sociais. A divulgação da campanha é o principal meio para que as pessoas sejam cativadas pela causa e fazerem a doação.

Nesse momento também vale incentivar as pessoas que já doaram a falar sobre o projeto para seus amigos e familiares. É por esse intermédio também que a rede de relacionamento da instituição se expande e outras pessoas passam a conhecer e apoiar o projeto.  “É algo que exige bastante das equipes envolvidas no que se refere à divulgação. Em geral há muita gente com vontade de doar e que doaria se fossemos até as pessoas pessoalmente, o que não é possível. Pela internet aparecem ainda desafios técnicos ou as pessoas deixam para última hora. Mesmo assim valeu muito a pena. Quem colabora passa a torcer pelo projeto, quer acompanhá-lo e engaja novas pessoas”, explica Mary.

E no momento de estagnação pelo qual todas as campanhas de financiamento coletivo passam, o mais importante é não se desesperar. Usar isso para avaliar o que já foi feito, o que pode ser feito de diferente, o que não está dando resultado e mudar as estratégias.

Na reta final da campanha também vai ser necessário reforçar a divulgação para que as pessoas se lembrem de que são os últimos momentos para realizar a doação. Finalizada a campanha, chega hora de agradecer aos doadores e cumprir com as recompensas ofertadas.

A dica que a Thays deixa para quem pensa em começar uma campanha de financiamento coletivo agora é: “pesquisar, ler, aprender sobre como elas e saber como funcionam. Conhecer as diferentes plataformas e seus prós e contras até encontrar uma que seja adequada para seu caso. Procurar conhecer experiências de outras pessoas, analisar campanhas bem sucedidas para ter ideias para desenhar a sua”. Isso auxilia também você escolher a melhor plataforma para o seu projeto.

Depois da campanha é possível ver que as estratégias utilizadas podem ser usadas em outros projetos, principalmente sobre o planejamento e a comunicação direcionada. A experiência é desafiadora, mas ao final poderá ver que, além do valor arrecadado, os envolvidos podem desenvolver novas estratégias para outros projetos levando em consideração o modelo usado no financiamento coletivo.

Por Jussara Caetano