Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

27-06-2014

A Copa do Mundo também acontece no Curta na Escola!

“No fundo desse país

Ao longo das avenidas

Nos campos de terra e grama

Brasil só é futebol”

Aqui é o País do Futebol – Wilson Simonal

Considerado uma “paixão nacional”, o futebol mobiliza, emociona e atrai a maioria dos brasileiros. Por isso, nesse mês de junho, aproveitando a realização da Copa do Mundo no Brasil, nós da equipe do Curta na Escola, selecionamos filmes sobre futebol.

 A Copa do Mundo é uma oportunidade de trabalhar com seus alunos a colaboração, importância da atividade física e a cidadania. Confira o curtinha com dicas para você fazer essa abordagem!

Aproveite o momento para discutir em sala de aula questões relacionadas a paixão pelo futebol!

 

  Óbvio Ululante

Óbvio Ululante
Curta-metragem sobre a paixão do escritor Nelson Rodrigues pelo futebol e, em especial, pelo seu time preferido: O Fluminense.  No ano do centenário do clube, este filme, que mescla depoimentos e pérolas rodriguianas, retrata o fanatismo e o amor pelo esporte mais querido dos brasileiros.



» Veja nossa sugestão de Plano de Aula!

 

 

  Uma História de Futebol

Uma História de Futebol
Em 1950, em Bauru, dois times infantis se enfrentam num campeonato. Num dos times jogam Dico, que mais tarde se tornaria Pelé, e seu amigo Zuza, que agora conta a história. O filme, cheio de nostalgia e saudades, trata sobre amizade na infância, a paixão desses meninos pelo futebol e o destino que a vida lhe deu a cada um deles. Aborde questões sobre memórias, lembranças de infância discutindo também o valor da amizade. Aproveite também para comparar esta historia com as infâncias dos jogadores da seleção que disputarão a copa. 

>>Veja nossa sugestão de Plano de Aula!

 


  Barbosa

Barbosa
Trinta e oito anos depois da Copa do Mundo de 1950, um homem volta no tempo a fim de impedir o gol que derrotou o Brasil, destruiu seus sonhos de infância e acabou com a carreira do goleiro Barbosa em plena inauguração do estádio do Maracanã. Neste curta, apresenta-se o lado triste da paixão pelo futebol: o sentimento de derrota. O torcedor experimenta, através da paixão, a alegria e a euforia do triunfo e a tristeza e desilusão da derrota. 

» Veja nossa sugestão de Plano de Aula!






  Ernesto No País Do Futebol

Ernesto No País Do Futebol
É tempo de Copa do Mundo! Rivalidades acirradas. E entre elas a maior de todas: Brasil x Argentina. Como seria isso para um menino argentino vivendo no Brasil? Esporte e tolerância são temas trabalhados nesse curta.




» Veja nossa sugestão de Plano de Aula!

 




(Por Curta na Escola)