Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

14-01-2014

Aulas animadas: diversão e aprendizado

Para auxiliar professores a melhorar a desempenho dos alunos na leitura e escrita o Instituto Paramitas desenvolveu o site Aulas Animadas que disponibiliza um conjunto de aplicativos para smarthphones e tablets. Pensando no uso das TIC na sala de aula e em auxiliar os educadores o site disponibiliza propostas de planos de aulas e espaço par que os próprios professores façam os seus planos e compartilhem as suas experiências.

 

No site estão disponíveis os jogos Na pista das palavras, Bingo das Palavras, Colheita de Figuras e Blocos das Palavras. Além dos jogos, o aplicativo Adivinhe a Palavra, lançado no inicio de 2013 também faz parte da plataforma e está disponível no Google Play, iTunes e na Windows Store. Com o Adivinhe a Palavra os educadores também podem ensinar língua estrangeira, disponível apenas para o sistema androide. O aplicativo foi traduzido para o espanhol, inglês, italiano e, com a ajuda do Colégio Porto Seguro, foi a traduzido para o alemão. O jogo Na pista das palavras também está disponível para baixar na Windows Store.

A plataforma Aulas Animadas traz um leque de possibilidades para que o professor trabalhe com as crianças que estão na fase de alfabetização, e desenvolva projetos criativos e contextualizados, aprimoramento das habilidades de escrita e colaboração entre os alunos.

Para cada jogo foram desenvolvidos três planos de aula pelas educadoras Talita Cavalcante de Moraes Silva, Patricia Vivolo Rotondaro da Silva e Iraci Vitória Moreira que podem ser baixados e usados pelos professores do ensino fundamental. Além dos planos de aula que já com temas definidos, todo professor pode baixar o modelo de plano de aula na plataforma para desenvolver suas aulas.

O projeto do Aulas Animadas foi desenvolvidos pela equipe do Instituto Paramitas e teve o financiamento da Microsoft com o intuito de oferecer ferramentas digitais para dinamizar a aprendizagem de Língua Portuguesa. A plataforma digital é a terceira criação do laboratório de inovação do Instituto Paramitas (já foram criados o Livros Digitais e o Adivinhe a Palavra) que unem diversos profissionais.
 

bloco das palavras

 

adivinhe a palavra

 

bingos das palavras

 

colheita de figuras na pista das palavras  

                                                               

(Por Jussara Caetano)

Educação - TIC