Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

01-12-2011

Premiados do concurso

Após quatro meses de muito trabalho e dedicação, os educadores selecionados pelo concurso “Aprendizagem Baseada em Projetos” participaram da cerimônia de premiação na sede da Intel, em São Paulo, que aconteceu no dia 1º de março de 2011.

O público foi recepcionado pelas diretoras do Instituto Paramitas, Claudia Stippe, Mary Grace Martins e Teresa Jordão, além de Rubem Paulo Saldanha, gerente de Educação da Intel. O evento contou também com uma palestra da professora Beth Almeida (PUC-SP) e um debate entre os professores finalistas, mediado pela professora-doutora Vani Kenski.

Os grandes vencedores foram:

3º lugar – “Documentário sobre Propaganda de Massa e seus efeitos na sociedade”, de Hercules Pimenta dos Santos. O plano prevê a tarefa de os alunos produzirem um documentário envolvendo pesquisa e desenvolvimento de habilidades para o uso das TIC. O vídeo será postado no YouTube e divulgado pelos estudantes em blogs e nas redes sociais.

3º lugar –  ”Produção de jogos educativos em língua estrangeira, com textos instrucionais”, por Andressa Menezes de Souza. O projeto prioriza a articulação multidisciplinar no desenvolvimento dos desafios, promovendo o desenvolvimento de habilidades específicas nos alunos.

2º lugar – “Problemas sociais e ambientais dos grandes centros urbanos – análise da comunidade local”, por Marli Vieira. A partir de mapas on-line, os estudantes farão pesquisas na comunidade com entrevistas e produção de imagens.

1º lugar – “Parque para a Escola Vizinha”, de Claudia Ferreira Inazaki. Segundo o projeto, os alunos têm um objetivo bem claro: colaborar para a construção de um parque para a escola vizinha, com estratégias traçadas a partir das habilidades do século XXI e conteúdos matemáticos. O projeto indica uso de ferramentas tecnológicas nas pesquisas com os pais e a comunidade e no compartilhamento de dados, por meio de wiki.

O 1º lugar foi premiado com um notebook, o 2º com uma máquina digital, e o 3º com um curso presencial oferecido pela Intel.

“Foi uma experiência maravilhosa para todos nós, desde o começo até a sua finalização com a premiação. Fiquem atentos que novas oportunidades virão”, antecipa Cybele Meyer, mediadora do Instituto Paramitas.