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NOTÍCIAS

04-09-2013

Instituto Paramitas participará do XVII Congresso Saber

Entre os dias 19 e 21 de setembro o Instituto Paramitas participará do XVII Congresso e Feira de Educação Saber levando uma série de palestras para os participantes. O congresso discutirá diversos assuntos relacionados à área educacional e é organizado pelo SIEEESP (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo).

O evento acontecerá no Centro de Exposições Imigrantes e debaterá o tema “Aprender e ensinar com felicidade: O saber em busca do bem estar”. Durante os três dias haverá palestras, cursos, oficinas, painéis de debates e workshops direcionados para essa temática.

As oficinas que serão ministradas pelo Insitituto Paramitas tem como foco a tecnologia na sala de aula, com conteúdos para professores e também tratam de acessibilidade. Confira abaixo o cronograma completo das oficinas:

 Dia 19/09

 13h às 15h

Palestrante: Maurício Andrioli - Engenheiro, especialista em administração de empresas e em modelagem 3D. Nos últimos anos tem atuado tanto na área de engenharia, desenvolvendo projetos e protótipos, como também na educação em iniciativas de desenvolvimento de conteúdo digital interativo. Atuou no desenvolvimento de aulas para o MEC (SEED) e atividades interativas de matemática na ONG  Instituto Paramitas. Desenvolve programas de formação continuada com foco na autoria do professor para criação e desenvolvimento de atividades interativas. Cofundador e diretor executivo da empresa Engrenar Engenharia e Informática.

Tema: Produção de atividades interativas para uso nos tablets dos alunos               

Resumo:  Nesta oficina os participantes vivenciarão a elaboração e produção de atividades interativas e multimidia por meio de software de autoria de modo que estas funcionem nos tablets usados pelos alunos. Serão abordadas estratégias e planejamento, criação e compartilhamento das atividades.

15h30 às 17h30

Palestrante:  Analúcia de O Morales Vilha - Gestora de Mídias na Educação na Secretaria de Educação e Cultura de São Bernardo do Campo, atua há 12 anos com formação de educadores, elaboração e aplicação de cursos e oficinas aos profissionais da educação. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal de Niterói Lante RJ, especialista em Designer Instrucional para Curso Virtual Universidade Federal de Itajubá UNIFEI MG, pós-graduada em Supervisão Escolar e Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo.

Patrícia Vivolo Rotondaro - Especialista em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá e graduada em Pedagogia. Gestora de Mídias na Educação atua pela Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo viabilizando a integração das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação ao currículo escolar. Possui experiência em implantação e implementação de laboratórios de informática e netbooks educacionais, na formação de professores para o trabalho com projetos colaborativos de aprendizagem desenvolvidos em blogs, wikis e mídias sociais. Em EaD possui experiência nas plataformas Brainhoney, TelEduc e Moodle.

Tema:  Letramento Digital Cartográfico

Da arte rupestre ao GPS. Desde a antiguidade o ser humano tem uma necessidade iminente de se localizar no espaço e suas representações variaram ao longo da história em diferentes formas. Atualmente, através da cartografia digital, diferentes necessidades e objetivos podem ser considerados e representados de forma construtiva, colaborativa e significativa.

18h às 20h

Palestrante: Mary Grace Pereira Andrioli- Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo, Pedagoga (USP), mestre em Educação (USP) e pós-graduada em Design Instrucional pela UFJF. Atuou nos últimos 12 anos em importantes projetos relacionados a formação de educadores, comunidades de aprendizagem e desenvolvimento de conteúdos digitais interativos para instituições como: Cenpec, Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, Microsoft Educação, Fundação Victor Civita, Senac, MEC (SEED e SEB), TV Escola, Fundação Padre Anchieta, dentre outros. Cofundadora e diretora pedagógica do Instituto Paramitas.

Tema: Acessibilidade às tecnologias de informação e comunicação

 Nesta oficina os participantes discutirão estratégias para a construção de uma proposta curricular acessível utilizando recursos digitais simples e de fácil acesso aos professores. Serão propostas dinâmicas  de adaptação  estratégica de atividades de modo que contemplem todos os alunos (com ou sem deficiência) utilizando as tecnologias de informação e comunicação, bem como apresentadas diversas referências de apoio a professores para garantir o acesso de todos os alunos ao currículo.

 Dia 21/09

09h00  às 11h

Palestrantes: Claudia Stippe -Mestranda em Gestão Pública pela FGV,  Pedagoga e especialista em gestão escolar, com experiência de 26 anos na área educacional. Atuou em projetos com utilização de recursos tecnológicos em fundações como FDE, Canal Futura e TV Escola, bem como em projetos de educação colaborativa e a distância para o Instituto Telemar, Instituto Pão de Açúcar, Klick Educação. Coordenadora local do Programa Peer Coaching em parceria com a Microsoft Educação. Cofundadora, presidente do Instituto Paramitas e coautora do Programa EJA Digital que contribui com a emancipação,  aprendizagem e empreendedorismo de alunos da Educação de Jovem e Adulto por meio de vivências em cultura digital. É também uma das idealizadoras dos projetos de cultura digital nos Centros Digitais em Feira de Santana – Bahia.

Pedro Henrique - Historiador graduado pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista na área de Pesquisa Científica e Licenciatura. Atuando na área de avaliações dos Projetos Educacionais da Intel.

Tema: Robótica: Ciência e Tecnologia na sala de aula

Esta oficina abordará a fundamentação e a organização didática da robótica no currículo da escola sob o olhar de ciência e tecnologia. As aulas de robótica possuem os instrumentos necessários para levar o aluno a explorar conceitos, investigar e solucionar problemas, Assim o aprendiz, no decorrer do processo, apresenta um ou vários conceitos, obtendo a assimilação e acomodação da aprendizagem. O aluno passa a construir seu conhecimento por meio de suas próprias observações e aquilo que é aprendido pelo esforço próprio da criança tem muito mais significado para ela e se adapta melhor às suas estruturas mentais.

11h30 às 13h30

Palestrantes:  Paloma Chaves - Mestre em Educação: Currículo pela PUC-SP, pedagoga, consultora especialista no uso pedagógico da tecnologia e em avaliação de competências, professora na área de tecnologia do Colégio Visconde de Porto Seguro. É consultora  pedagógica  e membro do Conselho da ONG Instituto Paramitas.

Silvia Regina Klis – Pedagoga, consultora especialista no uso pedagógico da tecnologia, foi pesquisadora na escola do futuro da USP,  professora de robótica e informática. É consultora  pedagógica  da ONG Instituto Paramitas.

Tema: Google Docs na Educação

Por meio de uma abordagem prática, a oficina mostrará possibilidade de uso de alguns recursos do GoogleDocs, como planilha eletrônica e ferramenta de desenho, em atividades que visam à construção do conhecimento dos alunos em produções colaborativas online, além de tarefas de gestão de sala de aula, facilitando a rotina do professor.

15h às 17h

Palestrantes: Juliana Nunes - Pedagoga e Especialista em Tecnologia Educacional. Mestre em Engenharia de Mídias para a Educação pelo Programa Erasmus Mundus – Euromime, formação realizada em três universidades europeias: Mestrado em Educação na Universidade Técnica de Lisboa em Portugal; Mestrado em Tecnologias para a Educação e o Conhecimento na Universidade Nacional de Educação a Distância na Espanha e Mestrado em Engenharia de Mídias para a Educação na Universidade de Poitiers na França. Coordenadora de Projetos no Instituto Paramitas, Professora do curso de Práticas em Educação Especial e Inclusiva da Rede de Formação Continuada de Professores em Educação Especial da UNESP Bauru. Colaboradora virtual da  CoLearn – Open University/Inglaterra.

Edson Nascimento - Professor há 20 anos, especialista no uso das tecnologias no contexto educacional. Atua nos Programas de formação internacional do EDUCAREDE, faz parte da equipe de formadores do Programa UCA (Um Computador por Aluno) e é consultor pedagógico do Instituto Paramitas.

 Tema: Mapas conceituais e aprendizagem colaborativa

Esta oficina abordará o uso de mapas conceituais como estratégia de aprendizagem, organização de ideias e construção de conhecimento por educadores e alunos utilizando o software Cmap Tools. A oficina terá abordagem colaborativa de modo que os participantes vivenciarão estratégias para o desenvolvimento de mapas em grupos e discutirão possibilidades de trabalho com os alunos.

(Por Jussara  Caetano)