Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

06-03-2013

Confira alguns conteúdos educativos que podem auxiliar o ensino em ambiente escolar

Pensando na melhoria da educação a partir da emancipação digital, muitos espaços virtuais educativos foram surgindo na rede com o objetivo de serem a conexão entre educadores e alunos, com acervos de conteúdos ideais para o ambiente escolar.  No Brasil, temos diversos exemplos. Acompanhe alguns deles.

 

QMágico

A plataforma digital contém diversos vídeos, conteúdos interativos e até mesmo um fórum de dúvidas para alunos. A ferramenta é fundamentada no conceito de ensino híbrido, uma combinação de aprendizados online e presencial, voltados para a otimização do ensino.

 

 

Polinize

A ferramenta permite que alunos e professores possam assistir aos cursos armazenados na ferramenta quando quiserem. Além disso, permite a aceleração do processo de aprendizado nas escolas, oferecendo um atendimento personalizado e rápido, e uma equipe de filmagem para a produção de conteúdo.

 

Calcule Mais

A plataforma se foca no aprendizado de Matemática e oferece diversos vídeos para tornar mais fácil a arte da contabilidade em sala de aula. Está disponível até mesmo para tablets e smartphones.  A ferramenta possui ainda vídeos preparatórios para concursos públicos, vestibulares e ENEM.

 

 

Kuadro

A ferramenta se resume a um grande grupo de estudos, onde aluno e educadores podem aprendem com vídeos e exercícios, trocam conhecimentos e tiram dúvidas. É necessário que os interessados façam um cadastro para poderem acessar  seus conteúdos. O acesso também pode ser feito por meio das redes sociais Facebook, Twitter, e Linkedin.

 

Manual do Mundo

O site traz dicas similares às transmitidas no famoso programa infanto-juvenil “O mundo de Beackman”. Além de educativas, são bastante interessantes e, muitas vezes, são curiosidades que os alunos não conseguem achar a resposta em ambiente escolar. Os assuntos são, em sua maioria, ligados ao campo da ciência.

 

 

Portal do Professor

O portal foi criado pelo MEC (Ministério da Educação). Além de conter diversos conteúdos multimidiáticos e um espaço para compartilhamento de planos de aula, a ferramenta ainda possui a “Plataforma Freire”. Homenageando o renomado educador Paulo Freire, ela foi criada para realizar a gestão e acompanhamento do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica.

 

Pé de Vento

O projeto é um jogo muito divertido e educativo, no qual, a partir de quatro aventuras, as crianças exploram diversos cenários diferentes e interagem com personagens de mini games, exercitando, de forma prática, os seus conhecimentos sobre conteúdos didáticos.

 

 

 

RIVED

 

Iniciativa da Secretaria de Educação a Distância (SEED), o programa pretende produzir conteúdos pedagógicos digitais na forma de objetos de aprendizagem. Além disso, realiza capacitações sobre a metodologia para produzir e utilizar os objetos em ambiente escolar.

 

 

 

Livro e Game

Um portal virtual onde estão armazenados diversos jogos educativos que possuem clássicos da Literatura Brasileira como tema. Criada pelos educadores Toni Brandão e Celso Santiago, a plataforma foi apresentada durante um debate-chat que fez parte no ano passado das atividades do Encontro Internacional de Educação.

 

 

Portal Domínio Público

Uma grande biblioteca digital, com mais de 500 obras, que tem como principal objetivo promover o acesso às obras literárias, artísticas e científicas. A ideia do portal é fazer com que professores, pesquisadores e alunos tenham acesso a obras que sejam livres de direitos autorais, e que, portanto, possam ser baixadas e compartilhadas.

 

 

e-ProInfo

e-ProInfo

Um ambiente colaborativo de aprendizagem. Além de projetos compartilhados entre as entidades inscritas, ele possui diversos tipos de cursos: à distância, complemento de cursos presenciais, além de outras formas de apoio à distância e ao processo de ensino-aprendizagem.

 

 

Educopédia

A plataforma colaborativa de aulas digitais foi criada pelo subsecretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, Rafael Parente. O projeto já foi implantado em 1073 escolas do município carioca e chegou a ser tema de uma oficina que também integrou as atividades do Encontro Internacional de Educação.
Mas a proposta da criação de plataformas digitais para melhoria da educação não é exclusiva do nosso país.  Veja alguns conteúdos digitais estrangeiros.

 

Mooc.ca

A ferramenta foi desenvolvida pelos educadores Stephen Downes e George Siemens, com o objetivo de ser um espaço de hospedagem de conteúdos pedagógicos e notícias de um jornal virtual colaborativo chamado The Mooc News.

 

 

Khan Academy

Uma organização sem fins lucrativos, desenvolvida pelo professor norte-americano Salman Khan, com a missão de “fornecer educação de alta qualidade para qualquer um, em qualquer lugar”. A academia virtual é composta por quase 4 mil videoaulas disponíveis, que já contabilizam mais de 200 milhões de acessos pelo canal oficial do Youtube, sendo o Brasil a segunda maior audiência. O projeto, inclusive, possui uma tradução brasileira feita pela Fundação Lemann.

Conheça também conteúdos digitais na forma de games, aplicativos e cursos produzidos pelo Instituto Paramitas.

 

Primeiros Cliques

O projeto foi criado com o intuito de ajudar iniciantes no uso da internet, para que o façam com mais facilidade, a partir de um processo de aprendizagem digital. O programa ainda dá dicas de como usufruir das tecnologias no dia a dia.

 

Livros Digitais

Este aplicativo prático e fácil permite a criação, compartilhamento e publicação de obras online, ou a impressão delas já no formato correto de um livro. O projeto tem o intuito de incentivar a leitura e a escrita, de estimular os alunos a se tornarem autores de suas obras e leitores das obras dos colegas, além de incentivá-los a criarem um texto colaborativamente.

 

Galáxia Internet

Um jogo educativo que permite a crianças e adolescentes o aprendizado por meio da exploração de  diversos planetas.  O objetivo é que os usuários se atentem sobre os perigos que a internet oferece, e que reflitam sobre eles.

 

My Documenta

Trata-se de uma inovadora plataforma que permite desenvolver projetos multimídia de maneira fácil e prática. A facilidade e interatividade possibilitam que os conteúdos sejam compartilhados e produzidos por pessoas de todas as idades.

 

Adivinhe a palavra

 

O jogo Adivinhe a Palavra é um aplicativo multiplataforma, que foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar na alfabetização e letramento de crianças. Ele está disponível para download nos idiomas português, inglês, espanhol e italiano, pelo Google Play.

 

 

 

(Por: Mauro Castro)