06-03-2013
Pensando na melhoria da educação a partir da emancipação digital, muitos espaços virtuais educativos foram surgindo na rede com o objetivo de serem a conexão entre educadores e alunos, com acervos de conteúdos ideais para o ambiente escolar. No Brasil, temos diversos exemplos. Acompanhe alguns deles.
A plataforma digital contém diversos vídeos, conteúdos interativos e até mesmo um fórum de dúvidas para alunos. A ferramenta é fundamentada no conceito de ensino híbrido, uma combinação de aprendizados online e presencial, voltados para a otimização do ensino.
A ferramenta permite que alunos e professores possam assistir aos cursos armazenados na ferramenta quando quiserem. Além disso, permite a aceleração do processo de aprendizado nas escolas, oferecendo um atendimento personalizado e rápido, e uma equipe de filmagem para a produção de conteúdo.
A plataforma se foca no aprendizado de Matemática e oferece diversos vídeos para tornar mais fácil a arte da contabilidade em sala de aula. Está disponível até mesmo para tablets e smartphones. A ferramenta possui ainda vídeos preparatórios para concursos públicos, vestibulares e ENEM.
A ferramenta se resume a um grande grupo de estudos, onde aluno e educadores podem aprendem com vídeos e exercícios, trocam conhecimentos e tiram dúvidas. É necessário que os interessados façam um cadastro para poderem acessar seus conteúdos. O acesso também pode ser feito por meio das redes sociais Facebook, Twitter, e Linkedin.
O site traz dicas similares às transmitidas no famoso programa infanto-juvenil “O mundo de Beackman”. Além de educativas, são bastante interessantes e, muitas vezes, são curiosidades que os alunos não conseguem achar a resposta em ambiente escolar. Os assuntos são, em sua maioria, ligados ao campo da ciência.
O portal foi criado pelo MEC (Ministério da Educação). Além de conter diversos conteúdos multimidiáticos e um espaço para compartilhamento de planos de aula, a ferramenta ainda possui a “Plataforma Freire”. Homenageando o renomado educador Paulo Freire, ela foi criada para realizar a gestão e acompanhamento do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica.
O projeto é um jogo muito divertido e educativo, no qual, a partir de quatro aventuras, as crianças exploram diversos cenários diferentes e interagem com personagens de mini games, exercitando, de forma prática, os seus conhecimentos sobre conteúdos didáticos.
Iniciativa da Secretaria de Educação a Distância (SEED), o programa pretende produzir conteúdos pedagógicos digitais na forma de objetos de aprendizagem. Além disso, realiza capacitações sobre a metodologia para produzir e utilizar os objetos em ambiente escolar.
Um portal virtual onde estão armazenados diversos jogos educativos que possuem clássicos da Literatura Brasileira como tema. Criada pelos educadores Toni Brandão e Celso Santiago, a plataforma foi apresentada durante um debate-chat que fez parte no ano passado das atividades do Encontro Internacional de Educação.
Uma grande biblioteca digital, com mais de 500 obras, que tem como principal objetivo promover o acesso às obras literárias, artísticas e científicas. A ideia do portal é fazer com que professores, pesquisadores e alunos tenham acesso a obras que sejam livres de direitos autorais, e que, portanto, possam ser baixadas e compartilhadas.
Um ambiente colaborativo de aprendizagem. Além de projetos compartilhados entre as entidades inscritas, ele possui diversos tipos de cursos: à distância, complemento de cursos presenciais, além de outras formas de apoio à distância e ao processo de ensino-aprendizagem.
A plataforma colaborativa de aulas digitais foi criada pelo subsecretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, Rafael Parente. O projeto já foi implantado em 1073 escolas do município carioca e chegou a ser tema de uma oficina que também integrou as atividades do Encontro Internacional de Educação.
Mas a proposta da criação de plataformas digitais para melhoria da educação não é exclusiva do nosso país. Veja alguns conteúdos digitais estrangeiros.
A ferramenta foi desenvolvida pelos educadores Stephen Downes e George Siemens, com o objetivo de ser um espaço de hospedagem de conteúdos pedagógicos e notícias de um jornal virtual colaborativo chamado The Mooc News.
Uma organização sem fins lucrativos, desenvolvida pelo professor norte-americano Salman Khan, com a missão de “fornecer educação de alta qualidade para qualquer um, em qualquer lugar”. A academia virtual é composta por quase 4 mil videoaulas disponíveis, que já contabilizam mais de 200 milhões de acessos pelo canal oficial do Youtube, sendo o Brasil a segunda maior audiência. O projeto, inclusive, possui uma tradução brasileira feita pela Fundação Lemann.
Conheça também conteúdos digitais na forma de games, aplicativos e cursos produzidos pelo Instituto Paramitas.
O projeto foi criado com o intuito de ajudar iniciantes no uso da internet, para que o façam com mais facilidade, a partir de um processo de aprendizagem digital. O programa ainda dá dicas de como usufruir das tecnologias no dia a dia.
Este aplicativo prático e fácil permite a criação, compartilhamento e publicação de obras online, ou a impressão delas já no formato correto de um livro. O projeto tem o intuito de incentivar a leitura e a escrita, de estimular os alunos a se tornarem autores de suas obras e leitores das obras dos colegas, além de incentivá-los a criarem um texto colaborativamente.
Um jogo educativo que permite a crianças e adolescentes o aprendizado por meio da exploração de diversos planetas. O objetivo é que os usuários se atentem sobre os perigos que a internet oferece, e que reflitam sobre eles.
Trata-se de uma inovadora plataforma que permite desenvolver projetos multimídia de maneira fácil e prática. A facilidade e interatividade possibilitam que os conteúdos sejam compartilhados e produzidos por pessoas de todas as idades.
O jogo Adivinhe a Palavra é um aplicativo multiplataforma, que foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar na alfabetização e letramento de crianças. Ele está disponível para download nos idiomas português, inglês, espanhol e italiano, pelo Google Play.
(Por: Mauro Castro)