Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

31-08-2012

Aulas Animadas, trazendo movimento para as salas de aula

Vinda do latim, a palavra ânimo, “anima”, está ligada à alma e significa “sopro de vida”. A animação é um dos sinais que representa sensação de vida nos seres vivos e até mesmo nas imagens, no caso de desenhos animados. Portanto, uma “aula animada” representa não só a dinâmica em sala de aula, como a integração entre professor e alunos, despertando a criatividade na aprendizagem.

O projeto Aulas Animadas: criação digital possibilita ao aluno ser o autor de sua própria obra dando a oportunidade de mostrar este trabalho não só dentro da escola como também fora dela, e o melhor, compartilhar sua criação pela internet.

O Aulas Animadas: criação digital é um programa desenvolvido pelo Instituto Paramitas que possibilita um ambiente de formação de professores para desenvolverem projetos relacionados à produção de material digital no formato de vídeos. A iniciativa ocorre por meio de um ambiente virtual de aprendizagem colaborativa [www.aulasanimadas.org.br] onde os cursistas podem comentar, discutir, compartilhar conteúdos e dicas. Ali também são disponibilizadas animações, orientações e interações necessárias à produção de vídeo por meio dos projetos desenvolvidos pelos educadores.

A partir daí, é feita a formação e o acompanhamento pedagógico de educadores que querem desenvolver os projetos de criação digital com os alunos, utilizando câmeras digitais, webcams, computadores, laptops, tablets ou mesmo celulares, além de programas que facilitam a edição e o compartilhamento dos vídeos on-line.

Esse foi o projeto piloto do Aulas Animadas, com início em março deste ano e término em junho, tendo como tema “Videodicas culturais”. Os mais de 800 professores que participaram da formação, totalmente on-line, desenvolveram as melhores ideias para a produção de vídeos e orientaram os alunos a criarem suas animações para montar um filme com a técnica “stop motion” (animação quadro a quadro feita com fotografias de cada movimento).

Segundo Cybele Meyer, que é formadora no Instituto Paramitas, insider do Encontro Internacional de Educação da Fundação Telefônica, administradora do blog Educa Já e que foi tutora do Aulas Animadas, os professores foram bem participativos e atuantes durante a formação do Aulas Animadas, onde a troca constante privilegiou o trabalho de outro educador com mensagens de estímulo. “Todos adoraram o curso”, conta Cybele, “e os relatos são os mais positivos possíveis.”

Dentre os comentários, podemos destacar o do professor Dennis Brandão que enfatizou a importância da criação dos vídeos ser quase que totalmente exclusiva dos alunos. “Eles é que deram as ideias principais para a construção da obra”, conta o professor, “e partiu deles a vontade de protagonizarem o vídeo.” Já a professora Anelise Beatriz Gamba aproveitou o tema das Olimpíadas de Londres 2012 para criar vídeos sobre esportes, e até promoveu uma Mostra de Vídeos no CEM Vereador Santa com a presença de atletas olímpicos (Olimpíada da Juventude) do handebol.

A habilidade dos jovens estudantes surpreendeu a professora Rute Albuquerque Rodrigues da Silva ao compartilharem o uso de um netbook com sistema Windows para a montagem dos vídeos. E nem as dificuldades de espaço físico, conciliar agendas com outras atividades escolares e até a poluição sonora tiraram o ânimo e a dedicação da professora Catarina Alves Sousa e de seus alunos na produção dos vídeos.

O blog do Aulas Animadas já tem inúmeros vídeos feitos e publicados por alunos do Brasil inteiro, como por exemplo os estudantes da EMEF José Protázio Soares de Souza, em Caxias do Sul (RS), que promoveram a cultura gaúcha em 3 vídeos bastante criativos, como você pode conferir abaixo.





Outro exemplo do sucesso do Aulas Animadas são os vídeos produzidos pelos alunos da professora Imaculada Conceição do Rio de Janeiro, da E.M. Mario Piragibe, que criaram animações sobre a Conferência Rio + 20 e acabaram sendo enviadas à ONU.




Já os alunos de Sorocaba, no interior de São Paulo, utilizaram animação com desenhos e o tema escolhido foi a música.


Os alunos de Fortaleza usaram os famosos memes para produzirem seu vídeo sobre geometria.