Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

26-11-2011

Diretora pedagógica do Paramitas defende tese na USP sobre direito de acessibilidade ás TIC por alunos com deficiência

No dia 18 de junho de 2010, a educadora Mary Grace Martins, diretora pedagógica do Instituto Paramitas, defendeu a dissertação de mestrado Direito à Educação e Acessibilidade às Tecnologias de Informação e Comunicação por Alunos com Deficiência, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Confira os slides da apresentação.

 

O estudo

A pesquisa foi orientada pela professora doutora Rosângela Gavioli Prieto, especializada em avaliação de políticas públicas de educação especial. Além da professora Rosângela, a  banca examinadora foi composta pelas professoras doutoras Kátia Regina Moreno Caiado, da Universidade Federal de São Carlos, e Sandra Maria Zakia Lian Sousa, da Universidade de São Paulo.

A pesquisa conduzida por Mary Grace investigou as condições de acessibilidade às tecnologias de informação e comunicação oferecidas aos alunos com deficiência visual e física matriculados na rede municipal de ensino de São Paulo, como forma de garantir seu acesso e participação nas atividades curriculares.

A análise dos dados considerou recomendações internacionais, das quais o Brasil é signatário, garantias legais nacionais e do município de São Paulo, além do referencial teórico sobre o direito à educação, à educação inclusiva e a importância das tecnologias na escolarização de alunos com deficiência.

A pesquisa foi bastante elogiada pela banca examinadora, principalmente por sua relevância acadêmica. “As intervenções foram muito reflexivas, relacionadas à continuidade do trabalho, e o que poderia ser melhorado para uma futura publicação”, destaca Mary Grace.