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NOTÍCIAS

10-07-2012

Vinheta sobre a Rio+20, criada pelo programa Aulas Animadas, é aceita pela ONU

A arte-educadora Imaculada Conceição M. Marins nos conta como foi a experiência de criar um vídeo utilizando a técnica stop motion que foi para a Rio+20.

Imaculada leciona Artes Visuais há mais de 27 anos no Ensino Fundamental II (6º-9ºanos) na E.M. Mario Piragibe/6ªCRE-RJ e estã sempre em busca de novos desafios. E foi assim que ficou sabendo do curso on-line para professores, “Aulas Animadas”, do Instituto Paramitas.

“Nossa escola atende uma média de 1.400 alunos de 1º e 2º segmentos e não temos ainda sala de informática”, conta Imaculada, “mas possuímos quatro computadores na sala de leitura para uso dos alunos, e, neste ano, todas as salas de aulas regulares têm datashow, o que possibilita apresentarmos filmes, vídeos, projetarmos imagens e aulas digitalizadas”. A educadora trabalha em sala de aula “convencional”, não há atelier, e a carga horária de Artes por turma é muito pequena para se realizar tudo o que se deseja.

Há mais ou menos cinco anos, Imaculada começou a se aventurar em trabalhos audiovisuais de maneira muito simples. “Com uma câmera fotográfica digital amadora e um elementar programa de edição, construímos nossas ideias”. Esses trabalhos com animação/vídeos acontecem extraclasse e, por este motivo, são chamados de “opcionais”.

 

A arte-educadora exibiu um vídeo,  ”Animando“, de Marcos Magalhães, sobre técnicas de animação. O filme é da década de 1980, portanto, muita coisa mudou em termos tecnológicos… mas não o essencial do cinema de animação. “Depois da exibição, fiz o convite a quem gostaria de participar da produção de uma animação, e treze alunos aceitaram o desafio”, conta Imaculada.

Os vídeos foram realizados por alunos de 13 e 14 anos, na técnica de animação stop motion (captura fotográfica quadro a quadro, sequencial, dando a ilusão de movimento), com materiais diversos (imagens da internet, fotos de material impresso – revistas, jornais etc. , papéis coloridos, emborrachados, materiais naturais colhidos do quintal da escola – folhas de árvores, terra, areia, sementes etc.); o tema: “Conferência Rio+20”.

 

A proposta do curso “Aulas Animadas” era a criação de uma videodica cultural e, como era véspera da Rio+20, os alunos criaram uma vinheta anunciando a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. “Eu já estava começando a trabalhar em todas as minhas seis turmas sobre a importância desta Conferência, a importância de se discutir e se preocupar com a questão da sustentabilidade, de um desenvolvimento sustentável, que garanta o futuro da saúde e da vida humana sobre a Terra e da própria saúde de nosso planeta.”

O grupo hesitou de início quanto a sugestão do tema. Mas, uma vez aceito, os alunos participantes abraçaram o desafio e se mostraram interessados e motivados na construção da animação. Divertiram-se muito colhendo material para o vídeo no quintal da escola, separando as imagens necessárias, recortando palavras, desenhando o que era preciso (como, por exemplo, a paisagem do Rio de Janeiro e a silhueta dos prédios, para depois serem recortados), pensando, elaborando e “animando” as cenas. As ideias foram acontecendo.

Devido à grande quantidade de material, foram produzidos vários vídeos. A edição final pelo Movie Maker e a publicação on-line no Youtube ficaram sob responsabilidade da arte-educadora, e, depois de tudo pronto, os alunos assistiram às vinhetas e deram opiniões para novas edições/versões (ainda não realizadas).

 

Sobre a divulgação

De início, ainda na fase de pesquisa de material, não havia a possibilidade de enviar o trabalho para o site do UNIC Rio de Janeiro – Centro de Informações da Nações Unidas do Rio de Janeiro – mais precisamente, para o site da Campanha “O Futuro que Nós Queremos”. Como a campanha era aberta à participação de todos da sociedade civil interessados em compartilhar suas ideias a respeito, foram enviados dois vídeos (dos quatro publicados no Youtube e no blog da escola) que ficaram entre algumas das mensagens mais visitadas do site da Campanha. Os vídeos enviados foram RIO+20 – O FUTURO QUE QUEREMOS (I) e RIO+20 – O FUTURO QUE QUEREMOS (II).



 

O curso “Aulas Animadas” possibilitou ainda mais: além do trabalho de vídeo-animação com os alunos, também foi possível realizar um workshop de animação com alguns professores da escola.

Imaculada com seus alunos no “Aulas Animadas”

 

A Arte-educadora Imaculada Conceição Marins

 

“Este foi um ano especial para os nossos trabalhos audiovisuais, inauguramos o projeto ‘Cineclube nas Escolas’, da SME-RJ, com o nosso ‘CineMario’, participamos do Festival 4º Cineducando, Festival Green Nation Fest e Festival Anima Mundi 2012 (categoria ‘Futuro Animador’) , e ainda apresentamos os vídeos feitos a partir da proposta do ‘Aulas Animadas’ – nossa videodica cultural: vinhetas anunciando a Conferência Rio+20", na ‘Feira de Meio Ambiente e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável’ (FEMACT-Rio+20), promovida pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e parceiros, como o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) – um dos eventos paralelos à Rio+20 -, onde fomos representando o trabalho das escolas da Secretaria de Municipal de Educação do Rio de Janeiro”, conclui Imaculada Conceição Marins.

 

Leia mais:

Blog da escola: “Artes e Linguagens E.M. Mario Piragibe

(Por Cláudia Levy)