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NOTÍCIAS

04-06-2012

Monica Gardelli fala sobre a Inclusão Digital no Encontro Internacional de Educação da Fundação Telefônica | Vivo

A Fundação Telefônica | Vivo, com parceria executiva do Instituto Paramitas e apoio da Prova 3, vem promovendo atividades para o Encontro Internacional de Educação, que vai até setembro de 2013.

A diretora de formulação de conteúdos educacionais da Secretaria de Educação Básica do MEC, Monica Gardelli Franco, gravou um podcast falando sobre a inclusão digital. Como tema inicial, Monica explicou a diferença entre ter a tecnologia nas escolas e estar incluído digitalmente na sociedade. Segundo ela, a inclusão digital depende de determinadas apropriações, isto é, é preciso considerar o significado da tecnologia na vida de cada pessoa.

A tecnologia deve melhorar a formação, facilitar o aprendizado e a comunicação. Sem o acesso à internet e às tecnologias, um cidação não pode perceber os benefícios que esses recursos podem trazer.

O Brasil está caminhando para a inclusão digital, mas ainda falta atingir alguns objetivos. Monica Franco conta os avanços já feitos e o que ainda deve ser feito para que todos tenham acesso às tecnologias: “No campo da educação, tem havido um invesimento bastante grande do Governo Federal em levar a tecnologia para as escolas, mas ainda há um conflito entre infraestrutura e inciciativa”. Por exemplo, em algumas escolas, os professores demonstram interesse e vontade em usar a tecnologia em suas aulas, mas a escola não tem recursos financeiros para investir em computadores.

Monica Gardelli Franco

 

Monica Gardelli Franco fala também sobre a importância da tecnologia para o mercado de trabalho, pois além de tornar o próprio trabalho mais fácil também cria novos perfis profissionais, principalmente em mídias sociais.

Monica fala que também as redes sociais podem representar um fenômeno de inclusão que contribui com a sociedade por meio dos conteúdos compartilhados.

Quando questionada sobre o papel das escolas na inclusão digital, Monica comenta que “sendo o digital um dos recursos em que não apenas se lê a realidade mas também pode-se interferir nela, a escola também tem um papel importante para que a apropriação deste recurso se dê de maneira que o indivíduo consiga usar isso a favor da cidadania.”

Monica reforça a ideia do conteúdo, e exemplifica uma turma de alunos que começa a compartilhar um determinado vídeo pelas redes sociais. O professor que está atento a isso, pode usar este recurso para tornar suas aulas mais interessantes, entrando no universo do aluno.

Acompanhe o podcast na íntegra e fique atento à programação do Encontro Internacional de Educação da Fundação Telefônica | Vivo.

 

 

(Por Cláudia Levy)