Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

29-05-2012

Curta "Pequenos tormentos da vida"

Como manter uma turma de alunos na faixa dos 10 anos animada? Isso é fácil! Mas como transpor esta animação para o ato de aprender?

Esta foi a maior motivação que levou a professora Cláudia Santos do Colégio Metodista Americano, em Porto Alegre, a manter seus alunos 100% antenados, por vários dias e em todas as suas aulas. A receita? O universo do poeta Mário Quintana.

As primeiras cenas deste curta, em formato de documentário, mostram as crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I bocejando sem parar, morrendo de sono e sem nenhum interesse pela aula. E então o desafio começa!

Após a leitura de um poema de Mário Quintana, as cenas vão acompanhando as reações, comentários de todos os alunos, tudo filmado em tempo real. A primeira tarefa que a professora passa é escrever três tormentos na vida escolar, um pequeno, um médio e um grande. A liberdade de expressão e a sinceridade vêm à tona nos comentários e expressões.

E esta é apenas uma das inúmeras atividades que a professora Cláudia vai passar para os seus alunos, tudo relacionado à obra de Mário Quintana. Brincadeiras como esconder um livro e os estudantes terem de achá-lo através de dicas, ou procurar palavras inimagináveis no dicionário, expressar o que vão aprendendo em forma de desenhos etc.

As crianças participam de todas as formas, mergulhando literalmente no fascinate universo da poesia, e estas ações irão lhes causar reações como risos, choros, reclamações, protestos, correria, tudo, menos o silêncio. Todos querem participar, falar, escrever, ler, opinar, criar.

E no último dia, a professora Claudia leva seus alunos à Casa Mário Quintana, e tudo que eles leram apenas nos livros pode ser visto, sentido e tocado. Tudo se torna real, pois além de um boneco do próprio poeta, os alunos têm a oportunidade de conhecer a sobrinha do Mário Quintana! Uma pessoa de verdade! Parente do poeta, que o conheceum conviveu com ele! E a qual as crianças enchem de perguntas sobre tudo que se possa imaginar!

Uma experiência certamente inesquecível para qualquer um!

O poeta Mário Quintana

A professora Cláudia Santos

 

Cenas do curta “Pequenos tormentos da vida” com os alunos do Colégio Metodista Americano em Porto Alegre

Cenas do curta “Pequenos tormentos da vida” com os alunos do Colégio Metodista Americano em Porto Alegre

 

Ficha do filme

Gênero: Documentário

Diretor: Gustavo Spolidoro

Ano: 2006

Duração: 21 min

País: Brasil

Produção: Jaqueline Beltrame Fotografia: Gustavo Spolidoro, Vicente Moreno Roteiro: Gustavo Spolidoro Montagem: Vicente Moreno Música: Pata de Elefante

Festival do Rio 2007

Cineport 2007

—–

 

PARTICIPE DO CONCURSO “PROCURA-SE PROFESSOR-AUTOR” E CONCORRA A PRÊMIOS DE ATÉ R$ 1.000!

O INSTITUTO PARAMITAS É PARCEIRO EXECUTIVO DESTA INICIATIVA.

(Por Cláudia Levy)