Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

29-05-2012

Curta "Mentira"

O curta “Mentira” nos leva a refletir sobre  significado dos termos mentira e verdade. Quando precisamos mentir e quando precisamos dizer a verdade, e que tais decisões definem o caráter humano.

Baseado em uma crônica de Luis Fernando Veríssimo, “Mentira” nos mostra uma situação normal que se passa com um pacato homem casado ao voltar para casa depois de um dia de trabalho. O pneu do seu carro fura e, acidentalmente, ele perde a aliança de casamento.

A partir daí, o homem pensa em como irá contar à esposa o que aconteceu. A primeira escolha é falar a verdade, então ele conta todos os detalhes possíveis, do trânsito, do pneu furado, da troca do pneu, das mãos sujas e que, de repente, sua aliança saiu rolando bueiro abaixo! Na cabeça dele, claro, a mulher não acredita e o chama de mentiroso, dizendo que, na verdade, ele perdeu a aliança nos lençóis de alguma cama de motel.

Então, o marido decide mentir para a mulher (já que ela não acreditaria na verdade), dizendo, de forma descontraída e sem dar muitos detalhes, que estava namorando com outra mulher e perdeu a aliança no quarto de motel.

A esposa fica arrasa e sai chorando da sala. Dez minutos despois, ela volta com os olhos inchados e abraça o marido, dizendo que eles estão passando por uma fase ruim e agradece por ele ter sido tão sincero!

Luis Fernando Veríssimo, autor da crônica de mesmo nome

Cenas do curta-metragem “Mentira”

 

Ficha do filme

Gênero: ficção

Diretora: Flávia Moraes

Elenco: Ellen Helene e Roney Fachini

Narração: José Wilker

Ano: 1989

Duração: 9 min

País: Brasil

Menção Honrosa no Festival de Nova Iorque 1990

Produção: Cândida Antunes; Fotografia: José Roberto Eliezer; Roteiro: Luis Fernando Veríssimo; Edição: Carlos Lavilloti; Direção de Arte: Luis Ferré; Trilha original: Caco Faria; Som: Karin Stukenschimidt, Elisa Paley, Miriam Bidermann; Assistente de Direção: Carlos Grubber.

 

 

(Por Cláudia Levy)