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NOTÍCIAS

28-05-2012

Concurso "Procura-se Professor-Autor"

O Projeto Curta na Escola acaba de lançar o “Concurso Procura-se Professor-Autor”, com parceria executiva do Instituto Paramitas.

É muito fácil participar! Basta escolher um dos curtas do DVD Coleção Curta na Escola – Literatura Brasileira (se sua escola não foi contemplada com o DVD, pode acessar os filmes pelo site), assistir em sala de aula e depois relatar como foi a experiência junto com os alunos.

Os DVDs da Coleção Curta na Escola – Literatura Brasileira, possuem também pareceres pedagógicos, que são ideias para trabalhar com os curtas em sala de aula. Você pode inspirar-se nestes pareceres para realizar o trabalho com os alunos e produzir o seu relato, participando do concurso professor-autor!

 

Os Curtas

Os filmes fazem referência a grandes autores brasileiros, como Ferreira Gullar, Mario Quintana, Patativa do Assaré, Machado de Assis e Luís Fernando Veríssimo:

- “Mentira” – baseado em uma crônica de Luís Fernando Veríssimo, conta as aventuras de um homem casado que, ao voltar para casa, tem de trocar o pneu do carro e acaba perdendo sua aliança! A mulher lhe pede explicações e a história que o marido irá contar é das mais inusitadas! A narração é de José Wilker.

“Mentira”

- “Pequenos tormentos da vida” – o curta começa com a leitura de um poema de Mario Quintana e, em formato de documentário, uma professora reúne seus alunos na faixa dos 10 anos para escreverem sobre três tormentos, um pequeno, um médio e um grande, em sua vida escolar. Esta é apenas uma das atividades propostas pela professora para mostrar a solução para o ensino brasileiro na visão pura das crianças.

“Pequenos tormentos da vida”

- “Patativa” – curta de animação que conta a vida e a obra de Antônio Gonçalves da Silva, o Parativa do Assaré, poeta e repentista nascido no sertão do nordeste do Brasil. Patativa não completou a formação escolar, era cego de um olho e nunca teve acesso “à farta riqueza vã”, mas sua obra demonstra uma grandeza poética que ficou para a história da literatura brasileira.

“Patativa”

- “Hoje tem fecilidade” – conta a história de um homem infeliz e cheio de problemas familiares e que recebe uma promoção no trabalho. No entanto, esta mudança não o faz se sentir mais alegre e ele então decide optar por uma “sensação” de felicidade bastante diferente.

“Hoje tem felicidade”

- “Por acaso Gullar” – documentário contando a vida do poeta José Ribamar Ferreira, mais conhecido como Ferreira Gullar. Nascido em São Luís do Maranhão, Gullar escreveu poesias, ensaios, crônicas, antologias e também colaborou nos roteiros de três novelas: “Araponga”, “Dona Flor e seus dois maridos” e “Irmãos coragem”.

“Por acaso Gullar”

O Projeto

A ideia de incentivar o uso de curtas-metragens em sala de aula de  maneira pedagógica nasceu com o Porta Curtas Petrobras há 10 anos. Em 2006, professores e pedagogos que estavam utilizando os filmes em sala de aula começaram a enviar sugestões, comentários e principalmente relatos de como havia sido a experiência com os curtas com seus alunos.

Daí surgiu o Projeto Curta na Escola, com um ambiente interativo para os educadores poderem opinar, sugerir e enviar seus pareceres sobre os filmes. Todos os professores do Brasil inteiro podem participar cadastrando as escolas, interagindo no acervo pedagógico e consultando e contribuindo com o banco de relatos.

 

Pareceres Pedagógicos               

Veja a seguir alguns exemplos de sugestões dos educadores que utilizaram os filmes em sala de aula e dão dicas de como trabalhá-los com os alunos:

- sobre o filme “Mentiras”, o objetivo proposto é “Refletir sobreo gênero discursivo Crônica. Analisar a constituição do contexto de produção, representação de mundo e interações sociais do gênero que originou a obra de Luís Fernando Veríssimo”. E a “situação pedagógica”: “(…) Pergunte aos alunos se já conheciam o autor e seu estilo. (…) Discuta com a turma conteúdo e a linguagem utilizada. Na sala de informática, peça que os alunos acessem crônicas de Veríssimo (…) apontem quais as temáticas abordadas nos textos e o que caracteriza a produção textual desse autor, levando-os à reflexão sobre o gênero discursivo utilizado. (…) Organize um sarau de crônicas com a turma para que compartilhem as leituras realizadas. Proponha que, em grupos, produzam crônicas. (…) Organize a publicação das crônicas em um blog da turma, utilizando serviços gratuitos disponíveis na internet.” (Eliane Cândida Pereira).

 

- sobre o filme “Hoje tem felicidade”, o professor João Luiz Almeida Machado levanta questões como “Quem é você? Quais são seus sonhos? Aonde pretende chegar? O que acalenta para si e para a sociedade? É possível mudar o mundo para melhor? Como chegar a felicidade? Em que é preciso melhorar o planeta? Em quais campanhas você se engajaria na luta por um mundo mais justo, digno, fraterno?”, e propões que os alunos escrevam reflexões sobre um desses temas após assistirem ao filme.

 

O Concurso

Então, por que não premiar os melhores relatos? O Projeto Curta na Escola criou o Concurso em 2007 e deu supercerto. Esta é a 6ª edição do Concurso. E é muito simples de participar!

Ao escolher um dos curtas disponíveis no DVD e utilizá-lo em sala de aula com seus alunos, escreva um relato contanto como foi esta experiência (de forma criativa, claro), e aí é só se inscrever e torcer!

Ao final, serão escolhidos os cinco melhores relatos para cada filme exibido, onde o Professor-Autor do Melhor Relato de Experiência será premiado com R$ 500. E o melhor destes cinco receberá o prêmio máximo de R$ 1.000.

 

E tem mais! A escola onde o Professor-Autor Vencedor exibiu o filme com seus alunos também sai premiada com um projetor novinho!

Leia o regulamento do “Concurso Procura-se Professor-Autor 2012”.

Participe, divulgue, seja um Professor-Autor! Se tiver dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail iparamitas@curtanaescola.com.br

 

(Por Cláudia Levy)