Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

17-05-2012

17 de maio - Dia Mundial da Internet

O dia 17 de maio de 1865 marcou a União Internacional das Telecomunicações, com a assinatura da 1ª Convenção Internacional do Telégrafo. Estrategicamente, no ano de 2005, a ONU (Organização das Nações Unidas) escolheu o dia 17 de maio como o Dia Mundial da Internet, a rede virtual mundial que permite conectar pessoas de qualquer parte do planeta. A internet mudou nossas vidas, nossos hábitos, reduziu espaços físicos, e tudo isso em pouco mais de 20 anos, desde 1990.

O principal objetivo do Dia Mundial da Internet é incentivar uma reflexão sobre a importância da rede para a sociedade, por meio de ações virtuais. Em 2012, o tema principal do Dia Mundial da Internet foi a inclusão de mulheres e meninas no setor de tecnologias da informação e da comunicação (TIC), aumentando oportunidades e incentivando-as a buscarem um aprimoramento profissional.

Muitas instituições aproveitaram a data para divulgar informações sobre a história da internet e atualidades nas redes sociais, como o Facebook ou o Twitter, usando a hashtag #diamundialdainternet. A Fundação Telefônica foi uma dessas instituições que publicou matérias sobre o Dia Mundial da Internet e promoveu um “tuitaço” para divulgar o dia 17 de maio.

O Instituto Paramitas também é responsável por várias ações que contemplam o uso da internet, como por exemplo o curso Primeiros Cliques, totalmente on-line e que ensina desde noções básicas sobre o computador, como o uso do mouse e do teclado, até acessar uma página na internet, fazer pesquisas e enviar um e-mail

Outro evento virtual que segue esta mesma linha (de eventos virtuais ao longo do planeta) é o Dia Mundial da Internet Segura, que também promove ações e debates pelo mundo todo sobre o uso seguro e ético da internet. O Instituto Paramitas organiza, aqui no Brasil, a Passeata Internet Segura que neste ano de 2012 foi no dia 7 de fevereiro. Uma das principais inciativas é o Game Galáxia Internet, um jogo on-line que aborda os riscos que a internet oferece, como detectá-los e, principalmente, evitá-los.,

A ideia inicial que viria a ser a internet foi criada por Paul Baran, um economista americano, que tinha de desenvolver um sistema de comunicações que, mesmo que danificado por ataques nucleares (em plena Guerra Fria, nos anos 1960), continuasse funcionando. O primeiro modelo criado foi chamado de “centralizado”, isto é, com um único ponto controlando todos os outros, mas que não se mostrou funcional porque, se destruído, perderia toda a comunicação. O segundo modelo foi o “descentralizado”, com vários pontos importantes, porém interligados e que também danificariam a comunicação caso um deles fosse destruído. O último modelo foi o que influenciou a existência da internet. Com a ideia de “distribuição”, Paul Baran criou uma rede de comunicação, onde, caso um ponto sofresse algum ataque nuclear, as outras conexões continuaríam funcionando com a mesma intensidade.

Assim funciona a internet. É possível se conectar a ela estando em qualquer parte do planeta, basta ter um computador ou um dispositivo móvel capaz de acessar à rede. Segundo dados do Internet World Stats, o número de internautas tem aumentado muito rapidamente. No ano 2000, tínhamos cerca de 361 milhões de pessoas conectadas à internet e oito anos depois este número teve um aumento de quase 350%, somando aproximadamente 1,6 bilhão de internautas, o equivalente a 1/4 do planeta.

Como vemos, ainda existe uma boa parcela da população mundial que não tem acesso à rede, ou por questões financeiras, falta de interesse ou conhecimento e até recursos. Por exemplo, no Brasil (em em várias parte do planeta) há muitos lugares onde não há luz elétrica. Segundo o Internet World Stars, até o ano de 2009, mais de 70% da população mundial não tinha acesso à internet.

O Dia Mundial da Internet celebra também a inclusão digital, pois, além do acesso à internet, o mundo passou, nas últimas décadas, por um avanço também das tecnologias digitais.

Nos dias de hoje, a internet tornou-se uma das principais ferramentas de trabalho, educação e também diversão. Com apenas um clique e sem sair de casa ou do trabalho ou até estando na rua com um aparelho móvel como o celular, por exemplo, a diversidade de serviços é imensa, onde o usuário pode comprar, vender, consultar, publicar, trabalhar, opinar, dentres muitas outras ações.

Mesmo com várias controvérsias com relação ao impacto que a internet vem causando na vida das pessoas, a rede já faz parte de nosso dia a dia e não há como nos imaginarmos sem ela.

Feliz Dia Mundial da Internet!

(Por Cláudia Levy)