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NOTÍCIAS

01-01-2012

EJA Digital

O Projeto EJA Digital forma educadores para o uso das tecnologias digitais com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), utilizando um ambiente virtual como apoio à mediação de aprendizagem.
A iniciativa compõe o Guia de Tecnologias Educacionais 2011/ 2012 do Ministério da Educação , sendo considerado um programa relevante para a melhoria da qualidade Educativa, também esteve presente no guia em 2009.

 

O programa EJA DIGITAL

O Programa EJA Digital forma educadores para uso de Tecnologias Digitais com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio de encontros presenciais e on-line. Todos os alunos participam das atividades no ambiente virtual, mediado por seus professores e estes são acompanhados pela equipe do Instituto Paramitas. O acompanhamento pedagógico é feito de maneira sistematizada, garantindo a autonomia das instituições que adotam o programa. Até o início de 2011 foram atendidos mais de 6 mil alunos e 80 professores orientadores de Santo André, em São Paulo e Feira de Santana, na Bahia.

Histórico

O Programa EJA Digital, é oferecido pela primeira vez,  nas escolas municipais de Santo André, atendendo educadores e alunos da Educação de Jovens e Adultos, com encontros sistematizados semanalmente.

Ao longo do trabalho, os educadores envolvidos no programa passaram a utilizar as tecnologias de forma a promover a aprendizagem, autonomia e qualificação profissional de seus alunos.

Foi possível perceber também maior envolvimento dos educadores e dos alunos na realização das atividades relacionadas a informática, sendo que o incentivo a produção e socialização de conhecimento tem garantido também maior satisfação pessoal dos sujeitos envolvidos.

O sucesso da iniciativa, também foi relatado por educadores e alunos, por meio da Revista EJA Digital, criada em 2011. Neste mesmo ano a TV Escola do Ministério da Educação, gravou uma série de tecnologias educacionais, destacando a iniciativa, realizando entrevistas com educadores e alunos.

Objetivos específicos

Para os educadores

  • Aprimorar os conhecimentos a respeito do uso pedagógico do computador e da Internet com os alunos;
  • Desenvolver estratégias colaborativas de trabalho com os alunos de modo, utilizando as tecnologias como favorecedoras dos processos de ensino e aprendizagem;
  • Compreender a importância da socialização das atividades dos alunos tanto internamente na escola, como por meio da Internet, valorizando suas produções;

Para os alunos

  •  Conhecer e aprimorar habilidades e competências digitais como forma de melhoria da qualificação profissional;
  • Compreender a importância das tecnologias digitais como favorecedoras do processo de aprendizagem ao longo da vida;
  • Desenvolver competências que contribuam com a melhoria das condições de vida tanto em âmbito pessoal como profissional;
  • Identificar e saber beneficiar-se de oportunidades de aprendizagem e trabalho que podem surgir por meio das tecnologias;
  • Incorporar o uso das tecnologias digitais em seu cotidiano como forma de garantir maior aprendizagem do que é ensinado nas diferentes disciplinas oferecidas na Educação de Jovens e Adultos, no município de São Paulo.

Conteúdos

A carga-horária da formação dos educadores será de 20 horas presenciais e 80 horas a distância. Será realizado acompanhamento pedagógico em todas as escolas atendidas pelo projeto, ao longo de 1 ano.

O conteúdo do curso para os alunos será disponibilizado em ambiente virtual e contará com animações, ilustrações, histórias em quadrinhos, áudio, vídeos, dentre outros recursos que servirão como apoio ao processo de aprendizagem.

Ao longo do curso os alunos receberão orientações para organização de portfolio que será utilizado na produção do jornal da escola. O último módulo do curso contribuirá com a orientação dos alunos a respeito da organização de suas produções para a edição final do jornal.

Saiba Mais

 Mais Informações: contato@institutoparamitas.org.br