Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

21-10-2016

Educadores do Núcleo de Alfabetização, analisando objetos de aprendizagem!

Grupo de educadores do Núcleo de Alfabetização de Feira de Santana - NAFS da SEDUC,  em reunião com a professora Claudia Stippe e equipe de formadores do Instituto Paramitas,  para análise dos objetos de aprendizagem.

Estes objetos são um conjunto de aplicativos desenvolvidos para smarthphones, tablets, computadores e na lousa digital,  que auxiliam no desenvolvimento do letramento e podem ser jogados em equipes ou individualmente 

 

Eles  passam por um processo de construção a partir das demandas que a equipe da SEDUC faz para a equipe pedagógica do Instituto Paramitas,  que também promove a formação dos professores para o uso do programa Redescobrir “Uma escolar inovadora", que é  aplicado nas 150 escolas da rede municipal de ensino  que possuem a lousa digital.

Os educadores no NAFS, nesta etapa do trabalho,  são os primeiros a receberem os objetos com os respectivos planos de aula. Assim eles  indicam os objetos de acordo com as necessidades de aprendizagem dos alunos para os professores, pois conhecem de perto as demandas que são necessárias para a rede. Eles conseguem  ainda jogar e avaliar os aspectos pedagógicos que podem auxiliar os professores em sala de aula.

Durante o encontro, estiveram presentes  as educadoras do NAFS e a professora Luiza Sellis, coordenadora municipal do NUTEC - Núcleo de Tecnologias Aplicadas à Educação  e  a professora Karina Macêdo de Assis, coordenadora do grupo mediação de aprendizagem, da Divisão de Ensino Fundamental.

“Fizemos  uma seleção de materiais para que  os educadores possam ter uma ação mais efetiva com os alunos que estão na fase de alfabetização, tendo como mote contribuir no desempenho dos mesmos na Avaliação Nacional da Alfabetização, a ser realizada no mês de novembro deste ano. Assim, disponibilizaremos uma listagem  de objetos de aprendizagem à equipe do NAFS, para que os mesmos possam trabalhar com esses recursos junto aos professores, que posteriormente desenvolverão as atividades com os alunos. Os professores em suas escolas, podem utilizar outros recursos que estão disponíveis, mas estes já estão pesquisados e catalogados para facilitar a indicação pela equipe do NAFS e chegar mais rápido ao professor e alunos”,  falou  a professora Claudia Stippe,  durante o encontro com a equipe de educadores. 

 

Saiba mais sobre o tema: 

Aulas Animadas: Diversão e Aprendizado