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NOTÍCIAS

05-05-2016

WORKSHOP TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS INTEL EDUCATION

O instituto Paramitas em parceria com a equipe da Intel que cuida de suas  ações socioeducativas vem desenvolvendo desde o ano passado o WORKSHOP TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS INTEL EDUCATION.

Este Workshop tem como objetivo apresentar os dispositivos móveis da Intel®Education e as possibilidades de criação de atividades acessíveis e interativas como forma de favorecer a aprendizagem dos alunos  por meio da tecnologia. Nele é demonstrado o que existe de mais atual sobre tecnologias móveis e digitais utilizando e integrando softwares e ferramentas voltadas à Educação, bem como as últimas tecnologias em equipamentos e dispositivos no uso das TDIC integradas às práticas pedagógicas.

Os participantes tem a oportunidade de acesso às estratégias e materiais com atividades Hands-on, das diferentes áreas de conhecimento, como biologia, física e artes e podem, posteriormente, consultar todo o material por meio da Comunidade online Engage da Intel, que é composta por educadores interessados nos conceitos fundamentais da Intel®.

A ideia é dialogar com os envolvidos sobre as demandas de diferentes naturezas para uso destas ferramentas no cotidiano educacional e como criar e remixar diversas possibilidades, a partir de suas necessidades.

Neste início de ano,  junto  com  a Gerência de Ecossistemas Educacionais e Desenvolvimento de Negócios em Educação, reorganizamos a agenda para atender diretamente as secretarias de educação dos Estados e Municípios que procuraram a Intel®Education, além de alinhar as  ações aos novos equipamentos que chegaram ao Brasil  e às atividades que poderíamos fazer conjuntamente com outros parceiros.

Assim, na semana de 25 de abril a 03 de maio de 2016,  foram executados 3 encontros de 8 horas cada, com grupos distintos de gestores que desejavam conhecer de perto as tecnologias disponibilizadas pela  Intel.

O diferencial em relação às oficinas já oferecidas no segundo semestre de 2015,  foi que com a chegada do WIDI e a melhoria dos protótipos, além do IECAP que permite em uma solução integrada explorar com autonomia todos os conteúdos desejados e propor atividades em rede com colaboração dos participantes quebrando assim o paradigma de que essa colaboração  digital só acontece quando se tem acesso a Internet. Outro fator positivo foi a parceria com a Microsoft com a instalação de Windows 10 nos dispositivos 2 em 1, para as oficinas ofertadas em Brasília e Mato Grosso.

No dia 27 de abril de estivemos com o grupo de Brasília composto por  equipe técnica do MEC, FNDE e  professores e equipe da SEDUC do GDF, com professores, coordenadores e gerentes.  Tivemos uma aceitação de 100% dos participantes que parabenizaram a iniciativa, dizendo que acharam muito interessante conhecer todos os recursos disponíveis e que estão interessados também  na discussão sobre a formação de professores, e como isto poderia contribuir para a melhoria da qualidade educativa em nossas escolas.

Em Mato Grosso  na cidade de Cuiabá, o nosso anfitrião Sr. José Gil, da Superintendência de Tecnologia da SEDUC, conseguiu reunir todas as pessoas que, dentro da Secretaria de Educação, estão ligadas ao uso das tecnologias na sala de aula. Pela lista de participantes é possível ver que tivemos um grupo com uma visão ampliada da necessidade do governo e que neste momento estão construindo esta nova política.

Em Curitiba não foi diferente. Tivemos um grande grupo de educadores da Secretaria de educação liderados pelo professor Ezequiel Menta e que passaram pelas atividades utilizando os dispositivos para uso educacional da Intel. A equipe ficou bastante animada com as possibilidades de uso e a capacidade dos equipamentos no uso da sala de aula, principalmente com o IECAP que permitiu  a simulação de atividades de pesquisa na Wikipédia e processos de colaboração entre todos os participantes mesmo sem ter acessoa internet.

Durante a apresentação do Modelo de Transformação da Educação, proposto por estudos da  Intel, enfatizamos a necessidade de que para termos êxito junto aos alunos, é preciso que se tenha vontade e liderança política para as transformações necessárias no uso das tecnologias em sala de aula. Para que esta chegue nas escolas e consiga transformar, isto em política pública,  impactando diretamente o projeto político e pedagógico da escola. Se esta transformação não chegar no professor e, se este não for empoderado, vamos continuar a repetir os mesmos processos que estamos fazendo nos útimos 36 anos de uso das tecnologias no Brasil.

   grupo de professores durante dinâmica de formacao de duplas