Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

24-02-2015

Oficinas marcam parceria com escola de Ferraz de Vasconcelos (SP)

Em parceria com a Escola Estadual Professor Mário Manoel Dantas de Aquino, em Ferraz de Vasconcelos (SP), o Instituto Paramitas ministrou na sexta-feira, dia 20 de fevereiro, a oficina Livros Digitais e Google Docs para professores do ensino fundamental e médio.

Estiveram presentes nas oficinas gestores, diretores e os professores de diversas disciplinas da escola divididos em duas turmas manhã e tarde.   A capacitação foi direcionada para que os próprios professores se familiarizassem com a plataforma onde irão desenvolver projetos com os alunos durante 2015.

A oficina faz parte do projeto “Livros Digitais, uma ferramenta para divulgação da leitura e escrita” que acontecerá durante todo ano com os estudantes de todos os segmentos. A ideia do projeto é que seja despertado nos alunos o interesse pela escrita e leitura com atividades direcionadas, unindo a Sala de leitura e a Sala de informática.

No decorrer da oficina os professores aprenderam a usar o Google Docs, como forma de aplicar atividades colaborativas com os alunos, onde cada um pode acessar remotamente o arquivo que fica salvo na nuvem. Divididos em grupos, os participantes  produziram livros utilizando o Google Docs e a publicação na plataforma Livros Digitais.  

O professor Sérgio Arlow foi o responsável pelo primeiro contato com o Instituto para concretização dessa parceria e início do projeto. O intuito era que os alunos estivessem mais engajados e envolvidos com os projetos.  “Essa parceria com o Instituto Paramitas, nos traz um norteador para aprimorar a transmissão de conhecimento. É muito mais dinâmico e os alunos se interessam muito mais, eles se tornam protagonistas porque eles querem fazer o trabalho deles”, conta o professor.

O Instituto Paramitas trabalhará em parceria com a escola auxiliando a área pedagógica dando suporte ao desenvolvimento do projeto e de funcionamento da ferramenta. O objetivo é que ao final da realização do projeto, os alunos desenvolvam habilidades de escrita e leitura e aproveitem todas as potencialidades que a plataforma oferece.

Para a professora Claudia Dutra, que ministra a disciplina de Língua Inglesa, esse é o momento de maior crescimento dos estudantes. “A expectativa é que realmente eles sejam protagonistas, porque os alunos amam essa parte de informática e muitas vezes eles querem mais informação e somos limitados para passar isso. Eu acredito que a partir do momento que o aluno for protagonista daquilo que ele produzir, nós vamos chegar ao objetivo que é que eles sejam leitores, consigam produzir textos e ter uma escola mais dinâmica”, conta a professora.

A escola se destaca por ter desenvolvido os projetos de educomunicação Rádio Cidadã, TV Escolar Mário Manoel e o Jornal Ler, todos com participação ativa dos alunos e com resultados efetivos. “O importante é interagir 100% com toda a equipe, procuramos trazer todos para dentro dos projetos. Cada um tem a sua contribuição para o projeto pedagógico e a sua inteligência para que em equipe possam transformar isso aí em um resultado muito grande”, conta o professor Sérgio sobre a importância da integração da equipe pedagógica.

Canal virtual criado em escola desperta talentos, integra estudantes e professores

 

 

Por Jussara Caetano