Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

16-03-2012

Primeiros Cliques

Sabendo que as tecnologias digitais estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia e que, mesmo assim, ainda há pessoas que não têm acesso a esses recursos, não possuem conhecimento ou até têm “medo” de mexer em um computador, o Instituto Paramitas criou o Projeto Primeiros Cliques, um curso totalmente on-line que ensina de maneira interativa  as noções básicas para uso do computador e internet.

Para explicar melhor a ideia, o coordenador do projeto, Eduardo Leopold, e o programador web, Isânio Moraes, nos contaram como surgiu a ideia e como se desenvolveu a criação do Primeiros Cliques.

“A ideia do projeto é apresentar as principais funcionalidades do uso do computador e da internet além de sensibilizar o aluno fazendo com que ele perceba como a tecnologia é algo acessível e que facilita o seu dia a dia”, explica Eduardo Leopold.

Primeiros Cliques visa às “pessoas que estão iniciando o contato com o computador, de maneira bastante contextualizada”, explica o programador web Isânio Moraes. O projeto mostra também que as pessoas que estão tendo seu primeiro contato com um computador, na verdade, já tiveram contato com as tecnologias de diversas outras formas.

 

Podemos usar recursos digitais ao pagar uma conta no banco, ao preparar o café ou esquentar uma comida no micro-ondas, ao utilizar o celular ou o bilhete único no ônibus etc. Dessa forma, o Primeiros Cliques aproxima a tecnologia das pessoas, mostrando que ela é mais comum do que imaginamos e, principalmente, não é nenhum bicho de sete cabeças!

Segundo Eduardo, o projeto foi elaborado a partir de temas considerados essenciais aos novos usuários de computador: uso do teclado, mouse, internet, e-mail e algumas noções de hardware. A ideia principal do Primeiros Cliques é proporcionar o desenvolvimento de  habilidades por meio de jogos e exercícios interativos.

O curso on-line, também foi pensado para pessoas com menor fluência de leitura e até mesmo necessidades especiais. Para isso, foi necessário, conforme conta Isânio, reunir áudios (para facilitar o acesso a pessoas com visão reduzida), animações, legendas (para pessoas com audição reduzida), tomando cuidado para não poluir a área de interação do aluno. Os recursos fotográficos do projeto gráfico do Primeiros Cliques foram criados para proporcionar maior realismo na apresentação das situações do cotidiano (como preparar o café da manhã, chegar ao trabalho, escolher um restaurante para almoçar) e dos equipamentos (as peças do computador).

“Ao completar o curso Primeiros Cliques, espera-se que o aluno tenha um domínio básico e muito prático no uso do computador, envolvendo o manuseio do mouse, do teclado, da navegação na internet e compreenda o papel das partes de um computador, sendo capaz de conectar e desconectar as peças”, explica Eduardo Leopold. “Além de tudo isso, o aluno deve perceber como a tecnologia vai muito além do simples uso do computador e como ela está presente em quase todos os lugares, facilitando nossas vidas.”

“Com a conclusão do curso, o aluno terá maior confiança para aprender novas funcionalidades do sistema operacional, que, sem os princípios básicos, poderia se aprender maneiras erradas de usar o mouse e o teclado, por exemplo”, explica Isânio Moraes.

Espera-se que o aluno, ao fazer o curso Primeiros Cliques,  conquiste autonomia para prosseguir em outros projetos on-line. Em Santo André-SP, o Primeiros Cliques é utilizado antes de iniciar as atividades do Programa EJA Digital. Em Feira de Santana, os alunos participam do curso antes dos outros projetos de qualificação profissional, oferecidos pelo Instituto Paramitas,  como Educação para o Trabalho, como Atendimento ao Cliente, Atendimento Telefônico e Entrevista de Emprego.

(Texto e fotos Cláudia Levy)

TIC