Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

07-03-2012

Live@edu - Educação na nuvem

O Cloud Computing, ou comunicação na nuvem, faz uma analogia às nuvens que podem ser vistas de qualquer lugar, bastando apenas olhar para o céu. As informações armazenadas na web, utilizando certos recursos como o Google Docs, por exemplo, podem ser acessadas, compartilhadas e modificadas por meio de computador, celular ou tablet, não importando o lugar do mundo no qual você esteja, desde que tenha um login e uma senha.

Aproveitando este recurso, foi criado pela Microsoft Educação o Live@edu, um pacote de aplicativos (Word, Excel, PowerPoint, Movie Maker, entre outros), todos gratuitos, que podem ser usados por qualquer pessoa para compartilhar a comunicação na nuvem.

Com a ideia de levar este recurso para a educação, o Instituto Paramitas criou, em parceria com a Microsoft, a Formação  Comunicação e colaboração na nuvem com Live@edu. A partir daí, a comunicação na nuvem passou a ser utilizada por educadores e alunos para compartilharem conteúdos de forma colaborativa e simultânea, sem estarem presencialmente juntos.

Para  acessar o Live@edu basta ter uma conta de e-mail com login e senha que são compartilhados para se ter acesso às informações armazenadas na nuvem, isto é, todo mundo vê tudo e pode alterar quando necessário algum conteúdo.

A Formação do Live@edu foi aplicada pelo Instituto Paramitas no Centro Paula Souza (São Paulo), em Ribeirão Preto, Ourinhos e Araraquara. Veja a seguir como foram essas experiências através de depoimentos de educadores que participaram da Formação do Live@edu.

 

Centro Paula Souza

No Centro Paula Souza, em São Paulo, durante a Formação do Live@edu, os professores mostraram bastante estusiasmo com os recursos e as possibilidades da comunicação da nuvem com os alunos. Segundo a Formadora do Instituto Paramitas, Cybele Meyer, o cloud computing era o que estava faltando para integrar o uso da tecnologia no currículo escolar.

“Gostei muito da experiência com o ambiente ‘Live’ da Microsoft. O que mais me chamou a atenção foi a possibilidade de salvar documentos on-line e compartilhar as informações na chamada computação ‘na nuvem’. Além de tudo, nos são proporcionados mecanismos de restrição de acesso e privacidade, o que é de suma importância para nossa segurança e nossas informações armazenadas e/ou compartilhadas. Espero poder ter outras oportunidades de cursar novas capacitações. Parabéns pelo projeto e sucesso!” (Professor Fabio Pigossi)

“Achei o curso uma grande oportunidade para nós, professores, ampliarmos os métodos de ensino-aprendizagem, pois, com o Live@edu, podemos interagir tanto com nossos alunos, quanto com colegas professores e dividirmos nossas experiências e conhecimentos. Ressalto todos os mecanismos presentes no programa como: Messenger, banco de atividades, fórum, correio, e-tutor, portifólio, anotações, marcador, agenda, webliografia, skydrive, e-mail. Enfim, tudo foi elaborado de uma forma bem dinâmica e será uma ferramenta importantíssima para nós professores trabalharmos dentro e fora da sala de aula. No mundo em que vivemos, encontramos cada vez mais dificuldades em interagir com os alunos devido às novas tecnologias. O Live@edu nos auxilia nessa realidade virtual que não pode mais passar desapercebida.” (Professora Elaine Uranga Clivelaro Buturi)

“Sobre o curso, o que tenho a dizer é que achei o conteúdo muito interessante com ferramentas muito práticas para utilização no dia a dia. O mais interessante é que, durante o curso, são dados exemplos práticos sobre a utilização das ferramentas. Eu penso que isso é uma das partes mais interessantes, não só nesse curso, mais em qualquer um, pois, com isso, o aluno saberá que possui recursos que facilitarão bastante o seu trabalho diário.” (Professor Rodrigo Stecca)

Ribeirão Preto

“É importante existir uma plataforma na qual se possa haver trabalho colaborativo e troca de material entre educadores e alunos”, afirma Mary Grace Andrioli, Diretora Pedagógica do Instituto Paramitas.

“Essa formação trouxe novas ferramentas que contribuíram e muito para aumentar o meu conhecimento e poder trabalhar sem medo ao utilizar o computador. O módulo ‘Skydrive’ me surpreendeu pela facilidade em trocas mais rápidas entre os pares. O módulo 7 enriquece a apresentação de temas para tornar as aulas mais envolventes. Pretendo trabalhar a atividade desenvolvida aqui,com os alunos, para abordar o tema HQ e seus personagens, estabelecendo uma linha de tempo de criação e percepção de época.” (Professora Juliana Novais)

“Eu adorei fazer o curso. Aprendi muita coisa. Apesar de não ter dado certo o meu vídeo na primeira vez, fiquei feliz em poder refazer. Na segunda vez, eu estava mais disposta, pude encontrar mais imagens legais e consegui aprender novos recursos (como escrever na imagem, por exemplo). Acredito que o que aprendemos no curso nos auxiliará muito no nosso trabalho. Com o Skydrive poderei carregar tudo o que tenho de atividades e poderei usá-las quando necessário. Com o e-mail, conseguirei falar diretamente com as minhas companheiras de ano (3º) e poderei compartilhar atividades com elas. Com o Movie Maker, poderei montar vídeos que farão as aulas da sala ficarem mais interessantes. Assim, será possível organizar o vídeo na sequência que eu quiser.” (Professora Cristiane Bonissoni)

“Achei extremamente válida e construtiva a troca que realizamos durante o curso. Foram várias aquisições, inclusive algumas coisas básicas que eu não tinha nenhuma noção. Conhecer sobre o Skydrive me proporcionou ter acesso a um espaço otimizado para trocas, além de ser um facilitador para que eu possa arquivar meus documentos e encontrá-los de maneira mais prática. Trabalhar com o Movie Maker também foi muito interessante, pois contribui para o trabalho com os alunos na montagem de filmes para explanação de diferentes temas a serem trabalhados. Enfim, oportunidades como essas são realmente muito relevantes para nosso aperfeiçoamento pessoal e profissional.” (Professora Mariana Marques de Carvalho Defendi)

 

Ourinhos

“Estou feliz por ter realizado o curso e observei que as ferramentas apresentadas serão amplamente utilizadas, uma vez que são facilitadoras de processos. Acredito que com o tempo e uso, terei cada vez mais facilidades em realizar trabalhos que poderei compartilhar com os grupos da escola (professores, alunos e talvez com os pais). Particularmente, foi um desafio, pois me considero uma simples usuária e, sempre evitei transitar pela internet. O curso, no entanto, despertou-me a vontade e a coragem de arriscar alguns voos.” (Professora Sônia Moura)

“Apesar de encontrar algumas dificuldades com a internet, no período em que estava realizando o curso, consegui completá-lo com facilidade. Por ser autoexplicativo, não houveram dúvidas e, agora, somente com a utilização frequente é que conseguiremos dominar completamente a ferramenta. Acredito que os alunos e professores irão se beneficiar bastante com os recursos, além de todos aqueles que estão realizando as tarefas.” (Professora Cláudia Lemos)

 

Araraquara

Em Araraquara, foram duas formações do Live@edu, uma na parte da manhã e outra na parte da tarde. Os professores passaram a usar a ferramenta com seus alunos imediatamente em sala de aula.

“Tenho recebido muitos relatos de experiências superpositivas onde os professores já estão utilizando o Live com seus alunos e estes estão respondendo positivamente. Está sendo uma experiência incrível tanto para os professores quanto para mim que estou, bem de perto, acompanhando todos os passos”, comenta Cybele Meyer.

“Quero compartilhar a imensa alegria dos alunos com essa nova ferramenta, está uma ‘febre’ na escola, os laboratórios de informática ficam lotados. Os alunos querem falar conosco o tempo todo e quando estão em casa, nos chamam no Messenger… Meus alunos, que são do 6º a 9º anos, já fazem os trabalhos, adicionam no Skydrive e me enviam por e-mail, solicitando a impressão. Temos muito a ajustar, mas quem sabe ainda possamos usufruir com mais qualidade dessa ferramenta tão bacana no ambiente escolar.” (Professora Iara Medeiros)

Abaixo, o vídeo da TV Record News sobre a Formação do Live@edu em Araraquara:

 

Leia mais sobre comunicação nas nuvens.

 

(Por Cláudia Levy)

TIC