Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

05-03-2012

Dicas de sites para uso com os alunos

A educadora Vilma Bonfim, formadora do Instituto Paramitas, compartilhou algumas dicas de sites para uso com os alunos da Educação Básica, inclusive na modalidade Educação de Jovens e Adultos.

Toondoo

Este site permite criar histórias em quadrinhos on-line. Como tem muitos elementos prontos, como desenhos e cenários, pode ser usado mesmo por quem não tem habilidades técnicas para desenhar.

No Toondoo, selecionamos personagens, fundos, balões de diálogo, objetos, animais e outros itens de cenário, e também podemos usar ferramentas para redimensionar, rotacionar, inverter e mudar a posição dos objetos na cena. O site permite inventar nossos próprios personagens escolhendo olhos, boca, nariz, roupas e expressões faciais, e até incluir suas próprias imagens. Assim, o aluno pode definir cada detalhe das cenas que vai criar, potencializando ainda mais sua criatividade.

Slide Share

O Slide Share é um site de compartilhamento de apresentações (como PowerPoint ou similares). Aqui, podemos encontrar materiais de diversos assuntos feitos por várias pessoas comuns ou mesmo publicar nossas criações.

Voki

O Voki (site em Inglês) é um serviço gratuito que permite criar avatares, personalizando cabelos, olhos, boca, rosto etc. Também podemos inserir som gravado por microfone, digitado ou enviando em um arquivo de áudio para que os personagens falem. As criações podem ser publicadas no próprio site e compartilhadas no Facebook, blogs ou Twitter.

GoAnimate

Site para criar animações usando diversos personagens, objetos, efeitos e paisagens disponíveis no GoAnimate. Também podem ser usados objetos próprios ou disponibilizados pela comunidade do site.

As animações podem possuir vários frames e, para criar, é só arrastar e soltar os objetos no cenário e ajustar as proporções.

Biblioteca Mundial Digital

Este site, como o próprio nome já diz, possui Atividades Educativas próprias e indicadas de diversas formas e para todos os públicos. Nele são reunidas atividades on-line e para imprimir com temas diversos como: Matemática, Música, Saúde, Meio Ambiente etc.

Dumpr

O Dumpr é um site para editar e criar diferentes efeitos em fotos. Sua utilização é simples e qualquer um pode transformar suas fotos em imagens muito criativas! Aqui, podemos transformar fotos em desenhos, usar efeito de envelhecimento, transformar em quebra-cabeças e expor em galerias on-line.

Blogger

Blog é uma página na web atualizada frequentemente, composta por pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica. Essas postagens são chamadas de posts. Um blog pode reunir: textos (de diferentes gêneros) e links, vídeos (de diferentes formatos), áudio , imagens (fotografias, desenhos), podcasts, animações, enquetes etc.

Evoca

O Evoca ajuda a preencher a lacuna que existia entre o texto e o vídeo na web 2.0, é um YouTube de áudio. Nele, você cria, compartilha e encontra áudios de todos os tipos. Também pode-se hospedar podcasts no site.

Google Docs

O Google Docs permite aos usuários criar e editar documentos on-line colaborando em tempo real com outros usuários. Ele é compatível com o Office e Open Office, Adobe, páginas da Aple etc. Este site, além de possibilitar a construção colaborativa de documentos, ainda mantém um histórico das alterações com até 1GB de armazenamento.

Tikatok

Na onda da web 2.0 surge mais um site que pode ser utilizado em sala de aula. O Tikatok, é um portal que permite ao usuário publicar livros infantis. Possui diversas ferramentas que auxiliam na confecção da capa e do conteúdo do livro, inclusive com dicas e textos prontos para que o usuário tenha uma ideia inicial.

Fonte: http://www.tikatok.com/

YouTube

O YouTube é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital. Pode ser usado tanto como uma biblioteca de vídeos para o professor como uma galeria para alunos divulgarem seus trabalhos.

Flickr

O Flickr é um site da web de hospedagem e compartilhamento de imagens fotográficas (e eventualmente de outros tipos de documentos gráficos, como desenhos e ilustrações), caracterizado também como rede social. O Flickr permite a seus usuários criarem álbuns para armazenamento de suas fotografias e entrarem em contato com fotógrafos variados e de diferentes locais do mundo.

(Por Cláudia Levy)

TIC