Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

26-11-2011

Em parceria com a Microsoft, Paramitas leva oficina de criação digital para escolas do estado de São Paulo

No mês de outubro, foi feita a formação dos educadores que atuam nas escolas de Educação Integral da Secretaria de Estado e Educação de São Paulo (SEE-SP).

Participaram do encontro 22 educadores que vivenciaram a metodologia da Oficina de Criação Digital, parceria entre o Instituto Paramitas e a Microsoft Educação.

A programação teve início com a entrega dos livros contendo as propostas das 4 oficinas. Explicamos cada uma das propostas, desde sua estrutura e objetivos até a forma de aplicação de cada uma com os alunos. A metodologia utilizada, baseada em roteiros de aprendizagem, pode ser adaptada para o trabalho com qualquer tipo de conteúdo a ser definido pelos educadores.

Os participantes formaram equipes, definiram os temas, papéis, responsabilidades e estratégias para criação do roteiro. Foi discutida a importância dessas etapas também no trabalho realizado com os alunos.

Em seguida, teve início o desenvolvimento de projetos de Stop Motion, utilizando brinquedos, papéis e outros materiais para a construção dos cenários. Além disto, foi utilizada câmera digital para o registro das imagens.

A formação enfatizou os seguintes aspectos:

1. Importância do desenvolvimento de atividades que possibilitem o protagonismo dos alunos.

2. Relevância do trabalho em equipe, de modo que os alunos assumam personagens e trabalhem colaborativamente.

3. Metodologia utilizada no material que possibilita o trabalho com outros recursos da Microsoft para atender a diferentes objetivos, de acordo com as expectativas dos professores.

4. Facilidade de adequação do material e estratégias para o envolvimento dos alunos em todas as etapas das atividades. Os professores se envolveram bastante com as atividades da oficina e, ao final, verbalizaram que os alunos ficaram extremamente atraídos pela proposta, pois, o fato de verem seus brinquedos criando “vida” na montagem do vídeo foi muito envolvente. Após a realização desta etapa, os professores tiveram acesso aos recursos do Windows Live Writer para a criação e manutenção de seus blogs.

TIC