Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

07-10-2014

Ônibus Digital recebeu a comunidade na Feira do Livro em Feira de Santana (BA)

Feira de Santana recebeu, entre os dias 23 e 28 de setembro, a 7° edição da Feira do Livro – Festival Literário e Cultural,  o evento foi realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Os alunos da rede municipal tiveram acesso à Feira para troca dos vales-livros.

O Instituto Paramitas marcou presença na Feira com o Ônibus Digital fazendo atendimento à população e às escolas que prestigiaram o evento com a oficina do Livros Digitais e Games Educacionais. As orientações no Ônibus Digital contaram com os facilitadores Isaac Protásio, Victória Rodrigues, Marlan Silva, Gabriel D’altro e Elaine Dias, Matheus Baruc, Kelvin, Ellison Théo Barreto, Iris Cristina, Victória Rodrigues e Victor Sepulveda, que se dividiram entre os dias do evento.

Entre as escolas que estiveram presentes na Feira, as Escolas Municipais Associação Beneficente Proteção a Juventude, do município Conceição Jacuípe, Escola Municipal Maternal Menino Jesus, Escola Municipal Nossa Senhora das Candeias, Colégio Estadual Durvalina Carneiro, Colégio Estadual Professora Maria José de Lima Silveira e Escola Sesc visitaram com seus alunos o Ônibus Digital.

Os serviços do Ônibus Digital foram muito apreciados também por pais, filhos e todos que passaram pela Feira durante o final de semana. A professora da Rede Estadual, Lídia Barreto, destacou a importância de ter o Ônibus Digital em uma Feira dessa dimensão: “Encontrar uma estrutura dessas numa Feira é muito significativo para comunidade, pois favorece a inclusão digital para todos e ainda proporciona a aprendizagem com entretenimento”.

A participação do Ônibus Digital na Feira do Livro também foi marcante para os novos facilitadores. Para Isaac Protásio foi a primeira vez que atendeu diretamente a comunidade, antes só havia estado na Sala de Aula Interativa e no Polo de Cultura Digital. “Para mim foi uma novidade, no Ônibus Digital pude ver uma maior interação facilitador-comunidade. A Feira do Livro possibilitou uma abordagem voltada à leitura e com a interação de máquinas e livros, além do contato com crianças que é sempre algo prazeroso”, contou o facilitador.

Já a facilitadora Victória Rodrigues destacou a importância de ter um espaço aberto para todos os públicos. “O que mais me chamou a atenção no Ônibus Digital foi a dinâmica que acontece dentro deste ambiente, a grande rotatividade de alunos e a diversidade de pessoas que veem na curiosidade do que ‘seria’ o Ônibus Digital”.

Para eles é um prazer trabalhar com a comunidade e ver como é importante esse contato com a tecnologia. “A gratidão que os alunos têm por nós facilitadores ao sair do ônibus é algo que nos engrandece e nos motiva. É uma experiência única”, ressalta Victória. “Com os jogos e oficinas que aplicamos, além de ensinar, podemos aprender com a comunidade, e receber um sorriso pelo bom trabalho é uma das maiores recompensas que um facilitador pode ter”, completa Isaac.

  

  

  

Veja mais foto na nossa página no Facebook

Por Jussara Caetano