Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

08-05-2014

Robótica educacional, desenvolvendo habilidades com criatividade

Quem não gostaria de colocar em prática tudo o que se aprende na sala de aula e ver os mecanismos funcionando? Para as crianças e adolescentes, a robótica é uma maneira de se divertirem e colocarem em prática conceitos elaborados em física e matemática, sem se darem conta de que estão estudando estas disciplinas.

Além da produção de mecanismos simples e motorizados, as atividades são oportunidades para o desenvolvimento de outras habilidades essenciais para que o projeto dê certo como a colaboração, noção espacial, organização e planejamento. Para a Gestora de Mídias e Robótica Educacional do município de São Bernardo do Campo, em São Paulo, Gabriela de Noronha, são muitas as habilidades que podem ser desenvolvidas pelos alunos com o uso da robótica, principalmente, quando percebem que estudam coisas que acontecem no seu dia-a-dia.  "A robótica ajuda os alunos a compreenderem o funcionamento das tecnologias que os cercam, que estão em seu cotidiano e muitas vezes passam despercebidas, como a porta automática do shopping, e das que lhe chamam muito a atenção, como um foguete", aponta Gabriela.

Para colocar a ideia das aulas em prática, não são necessários grandes motores ou diversas ferramentas, pode-se fazer com pequenas baterias, pedaços de fios e até reciclar objetos que iriam para o lixo.

A reciclagem de aparelhos eletrônicos é conhecida como Robótica Livre, uma opção para professores e escolas. ?A Robótica Livre possibilita um trabalho significativo com os alunos, utilizando materiais alternativos de baixo custo e recicláveis. Além de mais ?em conta?, esse material proporciona aos alunos um contato direto com os componentes eletrônicos para a exploração de seu real funcionamento e ainda uma prática sustentável onde o aluno não apenas recicla como também reutiliza em suas construções o que seria lixo?, ressalta Gabriela.

O projeto ?A natureza agradece quem cedo se preocupa? realizado pela professora Gabriela, em 2013 com o 5° ano do ensino fundamental teve exatamente como intuito conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem e a reutilização de diversos materiais. O resultado do projeto multidisciplinar foi a criação de dois robôs, o Beetlebot e a Barata elétrica.

Existem também os kits para robótica educacional, um dos mais conhecidos é o Arduino, placa que é utilizada como plataforma de prototipagem.  O Arduino é uma pequena placa de circuito, iguais as utilizadas em aparelhos eletrônicos, que pode receber sensores, luzes e motores ou pode ser controlado pelo software de programação que tem código aberto e pode ser baixado de graça. Com ele é possível desenvolver diversos tipos de robôs e explorar novas possibilidades.

Um projeto realizado em 2005 pela professora Luciana, com os alunos do 5° anos, teve um resultado surpreendente: os alunos conseguiram tornar realidade uma balança para cadeirante. A proposta era que os alunos refletirem sobre os obstáculos físicos que os alunos cadeirantes enfrentavam e por meio de desenhos os alunos montaram um protótipo de um balanço, na escola.

?As possibilidades que as atividades dão para os alunos são inúmeras. Tenho alunos, que hoje jovens, se mostram muito interessados nas áreas de tecnologias e optam por cursos relacionados à mecatrônica?. A tecnologia pode ser a porta que os alunos encontram para desenvolver novas habilidades e encontrar um caminho profissional.

 

Para Luciana são ações como essa que a robótica proporciona ao aluno, ajuda a desenvolverem soluções e estratégias para problemas que eles podem encontrar no seu dia-a-dia. ?É possível dizer que atividades como esta trabalham o protagonismo, o aluno é autor de seu conhecimento. Protagonismo porque as crianças se envolvem em situações reais, na resolução de desafios por meio de suas construções elaborando produções criativas e únicas?, destaca.

Para 2014, as duas professoras Gabriela e Luciana, se preparam para formar outros professores no uso da robótica. Com seus os alunos, Gabriela irá iniciar o trabalho com programação, a proposta é trabalhar com astronomia e astronáutica. ?A ideia para este ano é que eles possam construir um dispositivo útil para escola com o Arduino, que fique embarcado, fixo, como um placar para a quadra. Não tem como saber qual será, pois os alunos que vão levantar as necessidades da escola e escolher o que construir?, explica Gabriela.

Veja o tutorial da barata elétrica.

 Referências: Robótica Livre Robotizando Olimpíada Brasileira de Robótica Robô Livre Blog do Lino Pontes

(Por Jussara Caetano)
 

TIC