Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

19-03-2014

Febrace apresenta projetos de ciências e engenharia

Começou dia 18 de março, em São Paulo, a Feira Brasileira de Ciências e tecnologia 2014 (Febrace) que apresenta projetos científicos de todo o país em diversas áreas. A feira, que vai até dia 20, tem como objetivo valorizar práticas pedagógicas inovadoras e incentivar vocações dos alunos para área de ciências e engenharia.

 

A mostra final apresenta 331 projetos que foram selecionados por meio de outras feiras pelo país. Estão envolvidos 757 estudantes finalistas e 287 professores orientados e coorientadores.

Os projetos finalistas são avaliados por professores universitários, especialistas e voluntários que selecionarão representantes para a feira internacional da Intel ISEF, que acontece em maio, nos EUA. Outros projetos também serão selecionados pelo comitê de avaliação, representantes de entidades públicas e privadas para receber prêmios e menções especiais.

 

Conheça alguns projetos da Febrace:

Cão-guia robô II:utilização de comado de voz em robô para auxílio à locomoção de deficientes visuais

Quem visitar a Febrace poderá conferir projetos como o do Cão-guia robô que através de sensores identifica objetos e buracos e transmite a informação por voz ao deficiente visual. O Cão- guia robô é uma criação dos alunos Gabriel Nascimento, Cleiton Gomes e Felipe Angelo da Escola Clóvis Borges Miguel que fica em Serra, no Espírito Santo. “A nossa ideia foi criar um robô que teria as mesmas funções de um cão convencional e sairia bem mais em conta”, conta Gabriel explicando o projeto.

Anlibras – aplicativo para sistema android tradutor para língua brasileira de sinais

Alguns projetos tem como princípio a tecnologia assistiva como é o caso do AnLibras. O aplicativo facilita a comunicação pela Língua Brasileira de Sinas (Libra), principalmente para quem não a conhece.  Criado pelas alunas Marilia Rosa e Ludiemili Ferreira sob orientação do professor Ulisses Brisolara, o aplicativo por meio do comando de voz traduz para libras palavras do português.

E-music – construindo um instrumento musical de baixo custo a partir do reaproveitamento de resíduos tecnológicos

A sustentabilidade e reutilização de lixo eletrônico também são foco de vários projetos que estão em exposição, um deles é o E-music da estudante do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul Lara Fernanda. O teclado é feito com materiais recicláveis e, para ela, é acessível por ser de baixo custo e ainda incentiva a reutilização de resíduos que muitas vezes são descartados de forma incorreta. “Eu pensei em algo que fosse dar um retorno, se as empresas recolherem o seu lixo eletrônico e fabricarem um instrumento musical mais barato terão um retorno financeiro, além de ajudar o meio ambiente”, explica ela.

Outros projetos que podem ser vistos na Febrace partiram de problemas reais vividos pelos alunos em seu dia a dia e que tiveram como resultado a ferramenta criativas e que tem significado para a sociedade. Não perca a oportunidade de conhecer projetos inovadores e incentivar os seus alunos!

 

(Por Jussara Caetano)

TIC