Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

06-06-2013

Safernet realiza pesquisa sobre os hábitos das crianças na internet

A Safernet Brasil está realizando a Pesquisa Nacional sobre os Hábitos de Navegação para identificar quais os riscos que crianças e adolescentes estão expostos com o uso da web, a pesquisa é realizada em parceria com a GVT. Os pais também são convidados a responder a pesquisa por ser quem acompanha de perto os jovens e os que têm maiores preocupações com o acesso da internet.

Com os dados colhidos pela pesquisa, que se encerra no final deste semestre, serão produzidos materiais educativos, especialmente dedicados ao público infantil e jovem, orientando sobre o uso responsável, seguro e cidadão da internet e a preservação da segurança on-line. Os materiais produzidos pela Safenet podem ser acessados através do portal, além disso, quem quiser orientações ou esclarecer dúvidas pode usar o canal de atendimento via chat ou e-mail.

A Safernet Brasil foi uma das primeiras a identificar os riscos que podem estar expostos crianças e adolescentes e como eles fazem o uso da internet. Desde 2008 são produzidos indicadores de segurança que consideram o respeito à liberdade de expressão, às diversidades e aos direitos fundamentais e, principalmente, as diretrizes do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). O objetivo da pesquisa é levantar dados vão além das questões fundamentais de segurança e que mapeassem os seus hábitos.

Para as instituições de ensino que conseguirem a participação de mais de 100 alunos na pesquisa, será disponibilizado um relatório resumido dedicado ao resultado da instituição e acesso ao levantamento completo.

O Instituto Paramitas reconhece a importância de propostas como essa que visam educar sobre o uso da internet. Em parceria com a Safernet, o Instituto Paramitas promoveu em fevereiro a Passeata da Internet Segura que reuniu 222 participantes que enviaram mensagens de ações ou materiais para o uso seguro da internet.

A fim de promover o uso seguro e responsável da Web o Instituto Paramitas desenvolveu o Guia de Uso Seguro e Criativo da Web que traz dicas de como navegar sem correr riscos e o jogo Galáxia Internet, no qual crianças e adolescentes podem aprender brincando.

 Acesse o portal SaferNet Brasil e confira os materiais disponíveis dedicados ao uso seguro da internet.


(Por Jussara Caetano)