Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

21-05-2013

Publicação identifica como é o uso da internet por crianças e adolescentes

Foi lançada neste mês, pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias e da Informação e Comunicação (Cetic.br)  a primeira edição da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2012. O resultado da pesquisa mapeou as oportunidades e riscos que os jovens brasileiros de 9 a 16 anos de idade estão expostos como uso da internet.

Durante o ano de 2012 foram entrevistados 1.580 crianças e adolescentes que expuseram como eles acessam e utilizam a internet. Além disso, os pais também foram ouvidos sobre os hábitos e preocupações quanto ao uso da internet por seus filhos.

O estudo indicou que o acesso à internet por crianças e adolescentes acontece cada vez mais cedo, 42% entre 9-10 anos em 2012 para 24% na média europeia em 2010. A maioria relaciona o uso a jogos, música e comunicação (redes sociais).

Outro fator importante que faz parte dos resultados da pesquisa é a frequência de acesso à internet está diretamente relacionada à classe social que pertencem. Entre as classes AB 66% acessam todos os dias, a classe C é de 45% e apenas 17% das classes DE.

A apresentação dos resultados foi dividida em três partes: artigos escritos por acadêmicos que tratam de temas relacionados ao resultado da pesquisa; relatório metodológico e análise dos resultados com o perfil da amostra e sua análise e tabelas com os resultados.

O lançamento da publicação aconteceu em 07 de maio com o debate “Crianças e Adolescentes na Internet: riscos e oportunidades”. O evento reuniu as especialistas Ellen J. Helsper, da London School of Economics (Inglaterra), Cristina Ponte, da Universidade Nova de Lisboa (Portugal), e Regina de Assis, consultora em Mídia e Educação no Brasil.

A publicação completa do livro TIC Kids Online Brasil 2012 está disponível em http://www.cetic.br/publicacoes/2012/tic-kids-online-2012.pdf .

Fonte: Agência Fapesp

TIC