Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

09-05-2013

Construir, ampliar e disseminar conhecimento

Organizar, dinamizar, resumir, relacionar, essas e outras são ações necessárias quando se planeja estudar algo, uma maneira fácil usar todos esses itens são os mapas conceituais que tem como princípio tornar o entendimento e estudo de um assunto mais claro.

O mapa conceitual foi criado por Joseph Novak para organizar o conhecimento, mas quem o desenvolveu na área da aprendizagem foi David Ausubel por meio da teoria da aprendizagem significativa. Segundo David Ausubel as informações são processadas no cérebro por uma hierarquia conceitual que permite a assimilação de conceitos.

Para Alexandra Okada, doutora em Educação, a aprendizagem significativa deve ser desenvolvida conhecimentos prévios e criatividade para resolver problemas, mas para isso o aluno deve construir uma base de conhecimento organizada. “Quanto mais nós aprendemos e organizamos nosso conhecimento de modo visual via mapas num determinado domínio, mais fácil é adquirir e usar o novo conhecimento naquele domínio. Se um indivíduo conhece pouco ou tem seus conhecimentos mal organizados, a aprendizagem significativa é mais difícil, o tempo envolvido no processo é maior”, explica ela.

A sua montagem é simples, o esquema se assemelha a um diagrama. A diferença é que cada célula com um conceito está ligada por uma palavra de ligação que estabelece relação entre os dois conceitos enquanto o diagrama é montado somente com palavras-chave, organizando de forma hierárquica a informação. Além disso, as ferramentas usadas para montar esses mapas permitem o uso de animações, figuras, áudio, páginas da web e texto.

Mapa Conceitual

“O mapa conceitual pode ser usado por estudantes, professores e pesquisadores para representar o conhecimento existente e inclusive relações com novos conceitos. Através de representações visuais, mapeadores conceituais podem construir, ampliar e disseminar seus conhecimentos visando aprofundar a aprendizagem significativa.”, explica a especialista Alexandra Okada.

Um dos possíveis usos pedagógico do mapa conceitual na aprendizagem é a avaliação do aluno, como portifólio, rubrica, autoavaliação e coavaliação. Além disso, os professores podem fazer uma avaliação em parceria com o aluno com feedback para que o estudante seja guiado para  o aprofundamento do conhecimento apresentado no mapa.

Os benefícios do mapa conceitual são inúmeros, professores podem observar como os estudantes estabelecem conexões e assim estabelecer novas estratégias para ampliar o conhecimento, identificando também onde estão os equívocos e a falta de entendimento. “Quando os estudantes aprimoram suas formas de mapear o conhecimento estão também ampliando suas estratégias de organiza-lo e reutiliza-lo em diversos contextos. Esta competência de mapear conhecimento é essencial nesta era do conhecimento digital. As redes de informações podem ser construídas e associadas com novas bases conceituais, inclusive o mapeamento pode ser realizado de modo colaborativo.”, ressaltou Alexandra Okada.

A diretora pedagógica do Instituto Paramitas, Mary Grace Andrioli, já ministrou oficinas sobre o uso de mapas conceituais, as primeiras produções dos participantes estão disponíveis no blog Mapas Conceituais IP. Além dessa oficina, o Instituto Paramitas mostrou essa ferramenta para educadores da Rede Marista, da Secretaria Municipal de Educação de Pernambuco, do Colégio Visconde de Porto Seguro e para os gestores da Rede Franciscana da Argentina.

Para facilitar a construção do mapa conceitual, a ferramenta mais conhecida e usada é o Cmap Tolls criado pelo Institute for Humanand Machine Cognition. Com ele o usuário pode contruir e compartilhar com outras pessoas seus mapas conceituais, a seu download é gratuito e pode ser feito diretamente pelo site do programa.

Confira alguns livros sobre mapas conceituais e suas aplicações:

Okada, A.; Buckingham Shum,S. and Sherborne,T. (2008). Knowledge Cartography: software tools and mapping techniques, London:Springer. ISBN: 978-1-84800-148-0

Okada, A. (2008). Cartografia Cognitiva: Mapas do Conhecimento na Pesquisa, Aprendizagem e Formação Docente. Cuiabá: Editora KCM. ISBN: 978-85-7769-043-5.
Website: http://mapweb.org/livro

Okada A. (2011). Aprendizagem Significativa com mapas para criancas. Cuiabá: Editora KCM.

OKADA, A., Santos, E, & Okada, S. (2008). Estrategias para construir mapas In: Okada A. Cartografia Cognitiva: Mapas do conhecimento para pesquisa aprendizagem e formacao docente. Cuiaba: KCM – Colecao CoLearn.(P.111-138).

Colaboração:

Alexandra Okada

Alexandra Okada é pesquisadora do Instituto de Meios de Conhecimento da Universidad Aberta da Inglaterra e consultora da Associação de Ensino de Ciências do Reino Unido. Também é professora convidada da Pós-Graduação da Universidad de São Paulo (USP), Brasil, e da Universidade de Artes de Londres, Inglaterra. Lidera a Comunidade CoLearn de pesquisadores y professores. Possui graduação em Ciências da Computação, MBA em Gestão do Conhecimento e Marketing e um Mestrado e Doutorado em Educação. Suas publicações incluem mais de 55 artigos em Conferências Internacionais e revistas acadêmicas, 30 capítulos de livro e 7 livros.


(Por Jussara Caetano)