Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

26-11-2011

Cultura e web em debate em Conversas do Nosso Tempo

A Aliança Francesa de São Paulo, em parceria com a Câmara de Comércio Franco-Brasileira, Consulado da França e Universo do Conhecimento, dará continuidade no dia 14 de setembro ao ciclo de debates Conversas do Nosso Tempo. O historiador Jean-Noel Jeanneney ex-Ministro francês da Comunicação é convidado a debater o tema “Internet e a cultura, perigo ou felicidade?”.

Presidente da Biblioteca Nacional Francesa entre 2002 e 2007, Jeanneney se opôs vigorosamente à proposta do Google de digitalização do acervo da instituição, alertando sobre o perigo de entregar o conhecimento a um monopólio sabidamente ligado ao comércio. Em resposta, defendeu a criação de Europeana, Biblioteca Digital Europeia, corroborado por 20 países do continente.

Como estimular as maravilhosas oportunidades proporcionadas pelo web em termo de difusão cultural e garantir um acesso democrático à diversidade cultural ? Qual o equilíbrio que pode ser definido entre o papel do Estado e a influência do mercado? Serão as principais questões debatidas na palestra.

O evento terá também a participação do renomado consultor brasileiro em tecnologia educacional e redes sociais, Carlos Seabra, atualmente coordenador editorial na Diretoria de Educação da TV Cultura – Fundação Padre Anchieta. A proposta do debate é desenvolver um diálogo entre as abordagens francesas e brasileiras para construir uma reflexão conjunta.

Mais informações.

Serviço

Conversas do Nosso Tempo – Internet e a cultura, perigo ou felicidade?
Local: Aliança Francesa/ Unidade Jardins Trianon
Endereço: Alameda Ministro Rocha Azevedo, 419
Data: 14 de setembro, terça-feira
Horário da palestra : 19h
Entrada Gratuita, sem inscrição prévia – sujeito a lotação da sala por ordem de chegada.
Com tradução simultânea

TIC