Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

26-11-2011

Educadora Cybele Meyer lança livro infanto-juvenil

Menina Flor, primeiro livro infanto-juvenil de Cybele Meyer, da Litteris Editora, aborda temas como prevenção ao meio ambiente, família e preconceito

Simplesmente por ser de uma espécie diferente das outras flores de uma floreira, Menina Flor é hostilizada por suas companheiras, que a chamam de “erva daninha”. Esse é o mote que a educadora e escritora Cybele Meyer adota para levantar temas sérios como sustentabilidade, bullying e preconceito para crianças na faixa de 8 a 13 anos.

Cybele é formadora do Instituto Paramitas nos projetos Pilares da Educação Digital e Oficina de Criação e criadora de aulas interativas em parceria do Instituto Paramitas com a Abril Educação, entre outras atividades.

“Levar a criança e o adolescente à reflexão por meio de uma história é um caminho bem promissor para se obter bons resultados. A partir do momento em que o leitor se afeiçoa ao personagem, começa a se envolver e a perceber as situações de agressão. Embasado nisso, percebe que muitas vezes, ações mínimas podem resultar em grandes mudanças”, destaca Cybele.

O livro mistura situações tristes, engraçadas e momentos de solidariedade. Os temas são tratados lúdica e didaticamente, de forma a contribuir com a educação da criança em relação a si mesma e ao mundo à sua volta, aumentando sua capacidade de análise e avaliação das questões pertinentes à formação de suas convicções.

Segundo Cybele, o livro deve agradar aos leitores mirins, que normalmente se preocupam com a destruição do meio ambiente.  “As crianças e os adolescentes são preocupados com isso. A maioria não aceita esta agressão à natureza”, ressalta Cybele, que acrescenta que, como professora, sempre percebeu o interesse dos alunos quando o foco era sustentabilidade. “Os questionamentos eram infindáveis e a indignação, maior ainda”.

O livro traz sugestões de atividades e um jogo de tabuleiro com ações relacionadas à sustentabilidade que podem ser trabalhadas em casa ou na escola. “A família é  fundamental para o desenvolvimento da criança e do adolescente. Reservar um momento para contar histórias ou ler em conjunto, além de aproximar pais e filhos, propicia que se trabalhem conceitos e valores fundamentais para a composição do caráter, da identidade e da personalidade”, conclui.

 

Serviço
Lançamento do livro “Menina Flor”, de Cybele Meyer
Data: 15 de agosto de 2010
Horário: 13h às 14h30
Local: 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo – Pavilhão de Exposições do Anhembi
São Paulo (SP) – Site oficial: http://www.bienaldolivrosp.com.br
Stand da Litteris Editora.

 

TIC