01-12-2011
Ninguém, em sã consciência, sabe dizer com relativa precisão como será nosso mundo daqui a três anos. O que dizer então sobre um futuro de cinco, dez ou vinte anos?
Muitas profissões deixarão de existir nesse curto período de tempo de apenas três anos, enquanto outras tantas surgirão. A tecnologia se reinventa a cada seis meses. O cotidiano, os hábitos, as relações sociais e econômicas, tudo está mudando muito rápido. O que dizer então sobre as ferramentas web 2.0 e sobre as TIC em geral?
Vamos fazer um teste? Na lista abaixo, assinale com um X as ferramentas da Web 2.0 que você conhece e o tempo aproximado que você a conhece. Considere que “conhecer a ferramenta” significa saber usá-la pelo menos de forma básica e para si mesmo (não é necessário que você saiba usar a ferramenta com os seus alunos, ou que a tenha usado com eles):
Ferramenta (*)
Agora “some” os “Xs” de cada coluna e olhe bem para os números. É muito provável que você não some 10 em nenhuma coluna, e é bem provável que a soma vá diminuindo, de coluna para coluna, no sentido da esquerda para a direita.
Se você somou poucos “Xs”, não desanime com os resultados, há pelo menos mais 140 ferramentas bastante usadas por educadores e que poderiam ser colocadas nesta lista e, francamente, ninguém assinalaria nem metade desse total de 150 ferramentas. Simplesmente, não dá para conhecer tudo! Então, se um dia você sonhou em se atualizar, de forma a conhecer suficientemente bem todas as ferramentas da web 2.0 para, somente então, decidir-se por começar a usá-las nas suas práticas pedagógicas, esqueça! Isso já não lhe pertence!
O “segredo” talvez seja começar já, porque a cada minuto que passa mais uma nova ferramenta é inventada!
Obs.: Esse texto é uma adaptação de um trecho de um artigo maior tratando dos novos paradigmas que os professores devem enfrentar para se adequarem aos tempos atuais (disponível aqui).
Artigo do professor José Carlos Antonio, físico, professor, autor de material didático, formador de professores, trabalhando com o uso pedagógico das TIC e EAD.
(*) Essas ferramentas são as dez mais utilizadas no ensino, segundo levantamento do “Centre for Learning & Performance Technologies”, junto a profissionais que utilizam TIC na educação. São as primeiras da lista das 150 ferramentas mais usadas por esses profissionais (link visitado em 19/01/2011).