Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

17-04-2013

Use a plataforma Livros Digitais no dia de Monteiro Lobato

Na próxima quinta-feira (18), nosso querido Monteiro Lobato completaria 131 anos. Não há como deixar de lembrar desse importante autor de clássicos da literatura infantil que até hoje permeiam o imaginário de crianças e adultos.

Há uma importante geração que jamais esquece dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo e que ganhou gosto pela leitura lendo os livros de Monteiro Lobato. Que tal fazer com seus alunos uma releitura dessas histórias usando a plataforma Livros Digitais?

Atividade Monteiro Lobato

Livros Digitais é uma plataforma fácil e prática de ser usada, ela permite que alunos e professores criem e publiquem livros digitalmente. Além disso, a obra do autor pode ser compartilhada com seus amigos nas redes sociais ou até mesmo ser impressa no formato de um livro (livreto).

Nossa sugestão é que os professores apresentem para os alunos a vida e obra do escritor, propondo a leitura de contos e livros e discutindo um pouco com seus alunos cada texto. Depois da leitura e do entendimento de casa história, os próprios alunos podem escrever uma nova aventura inspirada na leitura que fizeram.

Produzidos os textos, chegou a hora de publicá-los com a plataforma Livros Digitais! Utilizando a plataforma os professores podem acompanhar o desenvolvimento dos alunos, fazer textos colaborativos e o mais importante valorizar o trabalho dos alunos mostrando sua produção para a comunidade!

Também queremos saber como foi a experiência, conte-nos!

Confira abaixo alguns sites com conteúdos que podem ser aproveitados nas aulas:

Site da editora Globo dedicado ao autor http://lobato.globo.com/index.asp

Almanaque da Folha de S. Paulo http://almanaque.folha.uol.com.br/monteirolobato.htm

Museu Monteiro Lobato http://www.museumonteirolobato.com.br/

Projeto Memória http://www.projetomemoria.art.br/MonteiroLobato/index2.html



(Por Jussara Caetano)