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ARTIGOS

28-10-2014

Prezi

Anunciado humildemente como um quadro branco virtual, o Prezi foi lançado em abril de 2009 e de lá pra cá veio revolucionando as apresentações em vários setores e obviamente a educação não poderia ficar de fora. Utilizando o conceito de trabalho de Computação nas Nuvens (Cloud Computing), criar e editar uma apresentação inovadora usando o Prezi exigirá apenas acesso à Internet e um browser de navegação.

O acesso à informação e as formas de comunicação por meio da Web 2.0 ocorre de uma maneira hipertextual, participativa, produtiva e crítica. Por isso, o Prezi é um exemplo do que a Web 2.0 proporciona ao usuário, por ser muito fácil de mexer com recursos que permitem o manuseio de forma intuitiva e a criação impactante, como pode ser visto na apresentação Queda Livre.

A plataforma se diferencia do PowerPoint por ser uma plataforma multimídia inteiramente interativa tanto para quem vê quanto para quem apresenta, e de alto impacto. Dentre os recursos disponíveis, ele oferece: molduras e setas; inserção de imagens, símbolos e formas, diagramas, vídeos do YouTube, música de fundo, narração em pontos de trilha da apresentação, arquivos (PDF, vídeo, etc), inserção de PowerPoint, criar sua própria coleção de arquivos no Prezi e ainda editar o tema de trabalho da sua apresentação multimídia.

Na era da cultura digital, é importante que você agregue novos formatos de linguagem, como o Prezi, que permite a incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) de uma maneira dinâmica e contextualizada, e que desenvolvem habilidades e competências nos alunos.

A mobilidade é outra característica do Prezi, viabilizada pelo conceito Cloud Computing ou Computação na Nuvem. Isso significa que você e seus alunos poderão criar e editar suas apresentações na escola ou mesmo em casa, utilizá-las no apoio à exposição de seus trabalhos na sala de aula, no laboratório de informática, na biblioteca ou em uma sala de reuniões, sem a necessidade de salvar em outras mídias como CD, DVD ou Pen Drive para deslocar sua apresentação de um local a outro.

Ao optar por uma apresentação em Prezi, você estará optando por uma apresentação mais dinâmica e interativa, que ativa diferentes estímulos audiovisuais capazes de engajar seus alunos na participação de debates. Ao propor aos seus alunos a elaboração de trabalhos no Prezi, você estará propondo uma situação de aprendizagem que os coloca na condição de protagonistas da construção de conhecimento, além de oferecer oportunidade de estimular a criatividade.

A construção do conhecimento começa desde a produção de um roteiro que esquematize as informações de maneira coerente e de forma visual e imagética. É o que mostra Steve Wishman, designer sênior de apresentações no Prezi, quando monta uma apresentação usando a plataforma para  Ajit Narayanan no TED Active 2013.  Nessa produção ele começa criando um esquema do que foi falado por Ajit Narayanan, como um fluxograma, depois passa pela criação de um storyboard e a finalização montando a apresentção, aqui você pode conferir o resultado final.

Seguindo etapas, o uso do Prezi amplia a autonomia dos alunos para realização de atividades, propõe novas vivências interativas, diferentes modos de aprender por meio de estímulos multimídia e a construção de conhecimento de forma coletiva.

Nesse ambiente é importante destacar que o foco de atenção do professor, junto aos seus alunos, deve se manter voltado para a mediação dirigida em prol do alcance dos objetivos curriculares. Portanto, você deverá aproveitar a oportunidade para indagar ainda mais seus alunos e problematizar a situação frente ao tema proposto para o desenvolvimento do trabalho. Uma etapa muito importante que precisa ser valorizada pelo professor na finalização de uma proposta com o Prezi, é a socialização das apresentações desenvolvidas.

Isso pode ser feito de diversas maneiras. O Prezi permite salvar a apresentação em PDF ou baixar como Prezi portátil para que você possa utilizar mesmo sem estar conectado a Internet, mas o mais interessante é o compartilhamento de apresentações, que enriquece a proposta, pois possibilita disseminar o conhecimento construído pelos alunos além dos muros da escola. Esse compartilhamento pode ser realizado por meio de e-mails, redes sociais, microblogs e blogs.

A possibilidade de compartilhamento do Prezi é um estímulo para que os alunos possam ver em outros trabalhos acertos e pontos a melhorar na sua produção, aprender mais vendo outras apresentações, encontrar outros objetos como vídeos, animações, músicas e games que contribuam para a sua aprendizagem. Essa dinâmica de compartilhamento valoriza a produção do aluno e, por saber que outras pessoas poderão ver a sua produção, estimula a sua imersão para produção de uma boa apresentação.

E qual a vantagem de expor o conhecimento construído? A vantagem está na troca de conhecimento e na exposição em si que fica sujeita a comentários capazes de levar os alunos à revisão e reconstrução do conhecimento.

 
Recomendações:

Os “nativos digitais” sabem realmente tudo? – Artigo publicado no Blog da Editora Ática, “Eu amo Educar”

Educar na Cultura Digital – Revista Nova Escola

Um guia sobre o uso das tecnologias em sala de aula – Revista Nova Escola

Currículo de Alfabetização Midiática e Informacional: currículo para formação de professores  - Unesco

Perfil Antenado  - Infográfico Veja

Tecnologia na Educação: os alunos que ensinam os professores no CIEP Adão Pereira Nunes, no Rio de Janeiro – Revista Nova Escola


Referências Bibliográficas

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva. São Paulo: Loyola, 2010, 6ª ed. 212 p.

MORAN, José Manuel. Desafios que as tecnologias digitais nos trazem.
Disponível em http://www2.eca.usp.br/moran/?page_id=20. Acesso em 04 de abril de 2014.

NOVA ESCOLA. Maria Elizabeth de Almeida fala sobre tecnologia na sala de aula.
Disponível em http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem/entrevista-pesquisadora-puc-sp-tecnologia-sala-aula-568012.shtml. Acesso 30 de março de 2014.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants.
Disponível em http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em 05 de abril de 2014.

WEISZ, T. O Diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem. São Paulo: Ática, 1999.


Patricia Rotondaro é Pós-graduanda em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá. Graduada em Pedagogia. Gestora de Mídias na Educação, pela Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo. Colaboradora do Instituto Paramitas na formação de professores, na elaboração materiais didáticos e em tutoria de cursos para formação continuada de professores. Tutora a distância pela Universidade Federal de Lavras. Atua há 15 anos no ensino para o uso das tecnologias, sendo 9 dedicados à integração das TICs ao currículo escolar.