Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

18-10-2023

Evento Prêmio Escola Destaque 2023 premia escolas públicas da redes estadual e municipal em Sergipe

 Nesta última terça-feira, dia 17/10, aconteceu no Teatro Tobias Barreto, o evento Prêmio Escola Destaque 2023, em homenagem a professora e educadora Ada Augusta Celestino Bezerra. 

   

 

Sendo esta a maior premiação da Educação Pública Sergipana da Educação Básica, o evento, promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Educação e Cultura de Sergipe (SEDUC), contou com a presença de educadores, gestores e especialistas em educação. 

O evento é fruto do Pacto Sergipano pela Alfabetização na idade certa, através do programa Alfabetizar pra Valer, assim como devido aos resultados alcançados no Sistema de Validade da Educação Básica de Sergipe (SAESE), aplicado desde 2021, representando grande sucesso graças à soma de esforços e mobilizações realizadas pela equipe da SEDUC junto aos municípios, diretorias e escolas. 

O início da celebração foi marcada pela apresentação do professor de Acordeon Lucas Campelo e a professora de canto Marília Teixeira, que executaram com maestria o hino nacional e, em seguida, a canção “Quem Sabe”, modinha de Carlos Gomes e poesia de Bittencourt Sampaio (sergipano natural de Laranjeiras). Além disso, houveram apresentações do Coral Infantil, com alunas e alunos do Conservatório de música de Sergipe, sob a coordenação da professora Carol Schimidt. Por fim, Chiquinho do Além Mar, renomado cordelista sergipano, declamou em cordel sobre a trajetória de sucesso da professora sergipana Ada Augusta Celestino Bezerra. 

   

Apresentação do Coral Infantil  fez homenagem ao dia 08 de outubro, Dia do Nordestino, com as canções “Anunciação” de Alceu Valença, “Asa Branca” de Luiz Gonzaga e “Xote Ecológico”. 


    Em pronunciamento, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, disse que “quem conserva a escola, conserva a educação. O evento de hoje é muito importante, pois a educação deve ser sempre valorizada. A retomada da valorização do professor é um compromisso com o futuro de Sergipe e a população sergipana. Nós vamos atrás para que ao final de nossa gestão a gente possa dizer que a educação conseguiu ser valorizada com responsabilidade, através da renovação, do apoio à educação de qualidade de nossos jovens para que todos tenham dignidade”. Também presente no evento, o filho da homenageada Ada Augusta, Eliseu Celestino Bezerra da Silva, destaca que a educação é o caminho, pois ela nos leva a realizar os nossos sonhos. 
 

Primeira etapa de premiação

    Na ocasião, em primeiro ato, 33 escolas que ofertam o 2º ano do ensino fundamental, receberam o prêmio Escola Destaque por terem obtido os melhores desempenhos entre escolas estaduais e municipais, avaliadas pelo SAESE em 2022. Vale destacar que durante a cerimônia, foi anunciado que 30 das 33 escolas receberão 40 mil reais como premiação prevista na lei do “Programa Alfabetizar pra Valer”, e outras 30 escolas, com resultados mais desafiadores, receberão 10 mil reais para melhorias na qualidade do ensino e desempenho dos estudantes. 

    As cinco primeiras escolas a receberem os prêmios foram: (1) Escola Municipal Pro Elinalda dos Santos, nota 7,7 pelo IDESE; (2) Escola Municipal Dr. Pedro Soares, nota 7,2 pelo IDESE; (3) Colégio Estadual Josue Passos, nota 7,1 pelo IDESE; (4) Escola Estadual Rotary Clube, nota 7,0 pelo IDESE; (5) Escola Municipal José Menezes, nota 7,0 pelo IDESE.

    “Parabenizamos as escolas pelo belíssimo trabalho e por alcançar um resultado tão exitoso! Fazemos também agradecimento especial à equipe central do programa Alfabetizar pra Valer, dos coordenadores e formadores pelo intenso trabalho realizado, como também aos professores envolvidos no processo de alfabetização das nossas crianças”, destaca o responsável pela condução do evento.

 

Em segundo ato, Escola Estaduais e Municipais que ofertam 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, foram homenageadas. Entre os destaques, estiveram escolas da região DEA, DRE-1, DRE-2, DRE-3, DRE-4, DRE-5, DRE-6, DRE-7, DRE-8, DRE-9, respectivamente. 
 

Etapa de Premiação Geral

    A terceira e última etapa do evento contou com a premiação das Diretorias de Educação Destaques, Municípios Destaques e Escolas Destaques, considerando os três primeiros colocados gerais de acordo com o IDESE. Alguns dos homenageados foram: 

DRE Destaque, Etapa de Alfabetização (2º ano): 1º Lugar- DRE 07 (nota 5,9); 2º Lugar- DRE 02 (nota 5,7); 3º Lugar- DRE 04 (nota 5,6).

Municípios destaque, Anos Finais (5º ano): 1º Lugar, Itabaianinha (nota 5,2); 2º Lugar, General Maynard (nota 5,1), 3º Lugar, São Cristóvão (nota 5,1);

Escola destaque, Ensino Médio (3ª série): 1º Lugar, Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju (nota 5,3); 2º Lugar, Centro de Excelência Cleonice Soares da Fonseca, em Boquim (nota 5,2); 3º Lugar, Colégio Estadual Djenal Tavares de Queiroz, em Moita Bonita (nota 5,2).

 

Ao final da premiação, diversos professores e educadores foram parabenizados pelas conquistas alcançadas, e por fim foram feitos os últimos agradecimentos do Governo do Estado e da SEDUC pela cerimônia realizada.