Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

18-06-2015

Confira o Guia Work Based Learning e Gameficação

Com o objetivo de dar base na metodologia do MBA Gestão da Inovação em Saúde do Instituto Butantan, do qual o Instituto Paramitas é parceiro, foi desenvolvido o guia Work Based Learning e Gamificação. Com origem no Reino Unido na década de 90, a metodologia considera no processo de formação dos indivíduos o contexto social, econômico e de capacitação para o trabalho.  

O material busca explicar o conceito de Work based Learning, partindo da ideia de que o aprendizado pode acontecer em qualquer lugar, com o objetivo de aproximar a universidade do mundo do trabalho, diante das novas demandas de trabalho e de conhecimento. Encontram-se também bases teóricas, processos de aprendizagens, organização curricular e recursos pedagógicos para apoiar coordenadores e educadores no desenvolvimento desta metodologia.

Dentre os recursos utilizados pelo Work based Learning, o documento destaca a importância da gameficação na educação, com o objetivo de incentivar determinadas práticas e comportamentos, de modo que tal atividade seja mais envolvente, uma vez que lida diretamente com a motivação e engajamento dos alunos.

O MBA Gestão da Inovação em Saúde, do Instituto Butantan, é exemplo de aplicação desta metodologia configurando um modelo personalizado de currículo de acordo com a demanda do curso e da turma. Onde as atividades são planejadas pelo Instituto Paramitas, Instituto Butantan e especialistas da área.

  Leia na íntegra o Material Conceitual Work Based Learning e Gameficação

Por Manoela Bueno

work based learning gamificação ensino superior game