Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

22-04-2020

Lançamento do Programa Chromebook na sala de aula

A Secretaria Municipal de Educação acaba de adquirir mil chromebooks que serão distribuídos entre as escolas da Rede Municipal de Feira de Santana. Nesta quarta-feira (22/04/2020), às 15h, professores pré-selecionados pela SEDUC participaram da aula inaugural online da primeira etapa de formação para estimular o uso do novo recurso e ser formada um grupo de educadores multiplicadores. 

Dentre os profissionais estão coordenadores pedagógicos, gestores escolares e também técnicos da Seduc que, num segundo momento, serão multiplicadores da capacitação intitulada “Chromebook em sala de aula: ampliando o uso da ferramenta Google for Education”.

O objetivo do encontro virtual, através de uma ferramenta do próprio Google, é favorecer e estimular a utilização dos chromebooks no ambiente escolar. Eles são aparelhos parecidos aos notebooks, porém, com a especificidade de acessar apenas a “nuvem”. Ou seja, tudo que é produzido e guardado através do equipamento deve estar na Internet.

Ao invés de irem até os laboratórios de informática, os estudantes terão contato com o equipamento em sala de aula. Os professores que participam da formação serão tutoriados pela equipe do  Instituto Paramitas | Google For Education Partner,   sobre as diversas formas de utilizar os chromebooks nas salas de aula.

 

A expectativa é que a Rede Municipal de Educação conte com cinco mil equipamentos, com o intuito de atender melhor a todas as escolas. Os chromebooks serão entregues em kits, organizados em armários com rodas que favorecem o transporte entre as turmas da mesma escola.

A formação para os 60 professores será totalmente online e terá a duração de três meses. Os encontros serão divididos em duas etapas: a primeira, que é obrigatória, aborda o uso dos equipamentos, explorando conteúdos do G-Suite for Education – um conjunto de ferramentas desenvolvido para que professores e estudantes aprendam e inovem juntos. Já a segunda, que é opcional, será para que os interessados recebam a certificação Google Internacional, com acompanhamento e agendamento individual das avaliações.