Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

11-02-2016

Google e Instituto Paramitas em parceria com Escola da Vila

Os educadores da Escola da Vila receberam por meio do Instituto Paramitas formação para o uso dos aplicativos Google para Educação na última semana de janeiro. A formação foi ministrada pelo coordenador de tecnologia educacional e Google Trainer, Lucas Thomas, acompanhado da presidente do Instituto Paramitas, Claudia Stippe e da coordenadora pedagógica, Paola Azevedo.  

As formações aconteceram nas unidades Granja Vianna, Butantã e Morumbi, respectivamente, nos dias 25, 27 e 28 de janeiro com a participação de 70 educadores. Nos dias 25 e 27 o tema das oficinas foi “Google Apps para Educação: primeiros passos para a integração das práticas na sala de aula” e no dia 28 foi “Migrando do Moodle para o Google Apps para Educação”.

Muitos aplicativos apresentados já fazem parte do dia a dia dos educadores, como é o caso do Drive. A escola neste ano quer formalizar o uso de todos os aplicativos Google para Educação, inclusive com a introdução do Google Sala de Aula. A ideia é que haja uma integração com as plataformas que já são utilizadas pela Escola, como é o caso do Moodle, potencializando e aproveitando todas as possibilidades de uso dessas ferramentas.

“A Escola da Vila já, há alguns anos, usa as tecnologias digitais na sala de aula por meio de diversos recursos e plataformas. O que estão fazendo agora, com o Google para Educação, é uma unificação do sistema de distribuição de materiais, entrega das tarefas, entre outras coisas, e buscando facilitar esse processo tanto para o professor quanto para o aluno”, explica Paola Azevedo, coordenadora pedagógica do Instituto Paramitas.

A primeira unidade a utilizar um sistema completamente digital em todo processo de ensino e aprendizagem será a Granja Vianna. Para o ano letivo de 2016, alunos e professores do ensino fundamental II, usarão o Google Sala de Aula, aplicativos Google para Educação, Moodle, livros e apostilas digitais. Os professores poderão acessar os materiais e plataformas pelo Chromebook e os alunos de outros dispositivos móveis, para isso todos receberão um e-mail com domínio da própria escola para facilitar o acesso e gerenciamento das atividades.

Durante a formação, mesmo todos os participantes familiarizados com os aplicativos, muitas dúvidas foram levantadas, o que enriqueceu o momento. “Pessoalmente, considero está uma experiência diferenciada, pois até o momento, havia ensinado sobre tecnologia apenas para educadores de escolas públicas. Certamente o conhecimento adquirido nestes dias, proporcionará aos meus futuros alunos, e participantes de minhas oficinas, uma aprendizagem ainda mais rica e transformadora”, ressalta Lucas Thomas, coordenador de tecnologia educacional e Google Trainer.